domingo, 20 de outubro de 2013

REDE DE ONGS SOS CABEDELO ENTREGOU CARTA ABERTA A VEREADORES, SOLICITANDO SESSÃO ESPECIAL PARA DEBATER 300 DIAS DE GOVERNO DE LUCENINHA E GARANTIU PRESENÇA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA




Os vereadores, Junior Datele e José Pereira, dois dos três articulados durante a manifestação da AMI no bairro de Intermares, recebeu das mãos do professor Jaêmio Carneiro representando a Rede de ONGs SOS Cabedelo, em almoço realizado na Feijoada do Fábio e que, ainda contou com a presença do suplente Cássio e do assessor parlamentar, Leo Bezerra, a carta aberta anunciada durante a semana passada e assinada por 16 instituições ligadas aos movimentos sociais (ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares e entidades culturais) solicitando uma Sessão Especial para debater os 300 dias de administração, a qual, segundo a REDE vem sofrendo, as mais pesadas criticas, inclusive, diversas manifestações realizadas pelos movimentos comunitário e populares.
Segundo Darloza Braga, porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, a Sessão Especial terá como objetivo levar até o Poder Legislativo, a voz da sociedade cabedelense, através das suas representações institucionais, e ou, de qualquer cidadão que deseje se expressar, ou seja, proporcionar aos senhores vereadores, o conhecimento da real situação em que se encontra o Município de Cabedelo, assim, como, dos verdadeiros anseios da população, no que se referem às melhorias necessárias e urgentes para o nosso Município.
 Já para o representante do Movimento Ocupa Cabedelo, o jovem Manuel Fernandes, a sessão é uma oportunidade impar para o Poder Legislativo ter um diagnóstico participativo de Cabedelo, uma foto da real situação, não só física e social, mas, inclusive, política, e o mais importante, com os representantes da sociedade civil organizada como os fotógrafos e leitores da fotografia.
O presidente da Associação dos Moradores de Jardim Brasília, Moises Oliveira, ausente a reunião por se encontrar como representante do Município no Encontro Estadual do Movimento Por Moradia, consultado pelo telefone se assinaria a carta respondeu que sim, e que, se isso de fato acontecesse o movimento comunitário estaria presente, “não perderíamos esta oportunidade de ouro, ou seja, levar a mensagem e as necessidades do povo para a Casa do Povo”.
 Já a vice presidente da SOS Verde Claudia Ruth achou importante solicitar a inclusão na mesa diretora dos trabalhos legislativos, representante do Ministério Público, das articulações que enviaram a carta aberta solicitando a sessão, no caso a Rede de ONGs SOS Cabedelo e o colegiado do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais. Como Também dos secretários Municipais e do próprio gestor.


MAIS UM VEREADOR DENÚNCIA O DESCASO COM O LIXO E COM A SAÚDE PUBLICA EM CABEDELO
Nem mesmos os aliados do prefeito Luceninha estão agüentado mais. Desta vez foi o vereador Reinaldo Lima – Rey (PT) que usou sua seu facebook para comunicara que, a mais de há mais de quatro meses, cobra a retirada das metralhas e do lixo das vias do Renascer, principalmente, o que está na frente da Escola Municipal Plácido de Almeida no Renascer III, e ao lado da creche Josefa Regis no Renascer II”, porém até aquele momento, não tinha sido atendido.
Ora se o vereador aliado, não vem sendo atendido com simples reivindicações, a exemplo da permissão para que a ambulância adentra-se ao Renascer III a noite (lê matéria publicada pelo blog Cabedelo e a Verdade), ou a obrigada retirada de lixo e da metralha da porta de uma escola municipal e ao lado da creche Josefa Regis no Renascer II locais onde circulam centenas de crianças, tornando-os locais, onde deveria ser tratado de forma mais sadia possível, em ambientes que propiciam a proliferação de insetos, roedores e com eles doenças. O que poderá a população esperar desta administração no futuro.
São mais de quatro meses e não quatro dias, o que já seria um absurdo, tendo em vista, que a metralha não só atrai o lixo como pode provocar situação de risco principalmente para as crianças que se encontram e em centenas, circulando justamente no ambiente. E o pior, um lixo de construção que aparentemente foi produzido pelo próprio município e que poderia estar sendo utilizado para tapar buracos, principalmente nos bairros de Camboinha, nas ruas Oceania, Portal do Poço, Vila Feliz e no Jacaré
Foi feliz a ação do vereador, no entanto, foi isolada, muito mais, um desabafo do que propriamente dito uma ação. O que esperamos e dos os senhores legisladores é que assumam seus reais papeis de fiscalizadores do povo, os verdadeiros mandatários, e não de “lagartixas do poder”. A REDE Parabeniza ao vereador Rei, e sugere que assine a CPI do Lixo e atenda a Carta Aberta das ONGs propondo Sessão Especial para debater os 300 dias da má administração de Luceninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário