A BOCA MIÚDA



A POLÍTICA EM BAYEUX A “BOCA MIÚDA”
Não dá para contestar, contra o fato não há argumento, o Governador Ricardo Coutinho vem investindo no Município de Bayeux, isto é um fato, e não há como negar, nem tão pouco, que foi propagada a “boca miúda”, já que, tudo e mais, foi massificada através de rádios, jornais TVs etc.
 Foram os mais diversos investimentos, só em saneamento básico, o investimento ultrapassou 26 milhões; o Binário da Liberdade, obra que se esperava há mais de meio século saiu da promessa e foram mais 11 milhões; a Escola Técnica de Bayeux, mais 7 milhões. E isto sem falar da estrada que liga o Município a Sapé com 47 milhões, ou ainda, o Hospital Metropolitano que será construído em área fronteiriça de Santa Rita, ou, um investimento mais simples, como a reforma e ampliação das unidades prisionais no valor de 506 mil, ou ainda, de pequenos custos, mas, de grande magnitude, como os tablets doados aos alunos do 1º grau num micro valor de 26,4 mil reais. Isto e mais, também não foi falado a “boca miúda” já que esteve na boca do governador e dela para os noticiários potencializados.
Então o porquê se desse titulo a boca miúda se tudo foi falado, divulgado, propagando e etc.? Pergunta o nosso caro leitor. E eu lhe responda com satisfação contando perguntas e respostas formuladas a “boca miúda”, neste caso, durante a inauguração do Binário da Liberdade.
Sim muitas perguntas e comentários vêm sendo expressos a “boca miúda”, após a inauguração do binário, e que de passagem, e a “boca miúda” foi um fiasco na sua organização chegando ao ponto do Governador supervisionar a obra para inauguração no escuro, por que, quando ligaram as canaletas nada mudou, e pior é não tinham testado a iluminação antes.
Ainda de passagem pelo acontecimento deste milênio para Bayeux, e a “boca miúda, foi estranho aquela duas dúzias de manifestantes que pareciam mais militantes orquestrados, do que, barraqueiros que protestavam em razão do prefeito não ter aceito, que os mesmos colocassem suas barracas. Nunca vi tantos “erros ou acertos” num só evento oficial parecia uma sabotagem espertamente articulada.
E o vice governador Rômulo Gouveia, o que aconteceu que ele entrou e saiu sem quase que ninguém o visse, ou o ouvisse. Esta pergunta corria a “boca miúda” quando da sua saída, ainda no meio da solenidade, com os vidros levantados e com cara de quem comeu e não gostou.
O que teria acontecido? Alguns mais observadores perguntavam a “boca miúda”, e também, a “boca miúda” alguns respondiam: “não tem nada haver com política, ele não foi em razão do seu peso e volume, e isto o fez desistir de chegar até o palco” respondiam os mais ‘próximos’ se referindo a improvisação do terraço da prefeitura, ouvi inclusive alguns dizerem, “não há condição ele teria que atravessar no empurra empurra por aproximadamente 20 metros, inclusive, beirando os manifestantes”. Foram muitas estória, mais o certo é o que vos digo, a “boca miúda”, nunca vi o caríssimo Rômulo desistir de algo desta natureza em razão do seu peso. Estas eu não engulo.
E só para atiçar um pouco mais a política interna eu deixo quatro pergunta que a “boca miúda” a mim foram formulada: (1) Porque o Governador trouxe a deputada Gilma Germano para Bayeux, e não mencionou o deputado Domi, que em seu discurso não poupou elogios para ele, quando encerrou a cerimônias na tribuna improvisada,?  (2) Porque o governador faria isto com o deputado que esteve com ele desde inicio? (3) Estaria o “Mago” se preparando para um possível confronto com o grupo Cunha Lima e acredita que Domiciano ficaria com Cássio se candidato, ou que o Democrata romperá a aliança. (4) Quem me revela a “boca miúda”?


A direção do PC do B, não soube conduzir sua ascendência e pode com esta saída coletiva voltar a declinar e torna-se um moribundo, comenta-se a “boca miúda”.
Jaemio Carneiro


O PCdoB após um período de altos e baixos conseguiu em 2013 construir uma estrutura partidária como nenhum outro partido em Cabedelo, mesmo, não tendo alcançado o objetivo eleitoral, já que, Betinho Miranda, por três dúzias de voto ficou na 1ª suplência da coligação, mesmo assim, o “vovô vermelho” conseguiu impor sua condição, e quando, da formação do Governo Municipal saiu mais, uma vez fortalecido com uma secretaria, para alguns, ou três secretarias Municipais (Esporte, Porto e Comunicação).
A “boca miúda”, já que, os comunistas não são de muito alarde, quando se trata de questões internas, portanto, literalmente a “boca miúda, comenta-se que a insatisfação teve inicio em razão da compreensão sobre espólio das eleições de 2013.
No entendimento do diretório do PCdoB na época, a secretaria de esportes era uma barganha do partido, do coletivo, não de um membro, de um individuo, e, a indicação do camarada Zenaide para a pasta se dava em função da sua condição de ex secretario de estado e por gozar de trânsito junto ao Ministro de Esportes, também, filiado ao partido. E este fato era a compreensão do coletivo, mesmo que a contra gosto de poucos.
 Este entendimento do coletivo só durou até a saída do titular da Secretaria de Juventude e Esporte, reconhecidamente de muita competência, o qual, também é do diretório estadual, o camarada Cristiano Zenaide e com ele se foi o mais importante dos espólios da eleição de 2012.
Com a mudança desse entendimento sobre a secretária de esporte, possivelmente, após novo acordo com o prefeito, no qual, o ex secretário, o camarada Zenaide continuava no governo, numa nova forma encontrada, e o PC do B perdia a única secretária municipal que de fato lhe pertencia e que foi conquistada em função do apoio ao vencedor das eleições para prefeito, já que, as duas outras pastas cometa-se a “boca miúda” que existe apenas a coincidência dos titulares estarem filiados ao partido comunista. Situação essa, que deverei comentar quando de próximos escritos na coluna “A Boca Miúda”.
Em fim, a saída de diversos vermelhos, véspera do prazo final para filiação, dos que querem vir a serem candidatos nas próximas eleições, pode apontar para uma ou mais candidaturas em 2014 fora do partido comunista. Agora só resta nos esperara para logo mais, após sua conferência conhecermos quais são as novas adesões. E assim poderemos reafirma ou não: A direção do PC do B, não soube conduzir sua ascendência e pode com esta saída coletiva voltar a declinar e torna-se moribundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário