SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRANSPORTE



NOVO ESCÂNDALO EM CABEDELO:
APÓS ADVERTÊNCIA SOBRE AFASTAMENTO DO PREFEITO LUCENINHA POR NÃO CUMPRIR SENTENÇA JUDICIAL NA ÁREA DO MEIO AMBIENTE, O MINISTÉRIO PÚBLICO RECEBEU MAIS UMA DENUNCIA, DESTA VEZ, DA OUVIDORIA MUNICIPAL, E SOBRE, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, E PRECARIEDADE DO ATENDIMENTO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO.
Mais um escândalo envolvendo o governo Luceninha toma conta dos meios de comunicação locais e das redes sociais na internet. São muitas as reclamações e denuncias, na área do meio ambiente, dos serviços urbanos, das finanças e principalmente, na área da saúde, razão da denuncia da Ouvidoria Municipal ao promotor Valério Bronzeado, mas, que será redistribuída para o promotor Ronaldo José Guerra da Promotoria de Defesa do SUS, já que entre outras acusações, destaque-se a criação de pacientes fantasmas e os respectivos procedimentos fraudulentos, assim como, centenas de prontuários falsificados. Isto sem falar de uma rede de funcionários com salários e privilégios irregulares, e do super faturamento denunciado, crimes estes, que se comprovados poderá ser enquadrado, inclusive, como formação de quadrilha, segundo o artigo 288 do Código Penal Brasileiro.
O Jornal Tribuna de Cabedelo definiu em uma das suas matérias publicadas, como uma série de atrocidades, diversas praticas no sistema municipal de saúde, e destacou no âmbito da precariedade da prestação de serviços: a falta de médicos no hospital e nos Postos de Saúde da Família; e a falta de equipamentos, de atendimento aos pacientes e de assistência da ambulância; como, as mais gritantes. Já no âmbito da administração, os atos de improbidade qualificados como administrativos foram destacados na denuncia ao MP como: desvios de funções, falsificação de documentos, criação de pacientes fantasmas, recebimentos de salários indevidos, procedimentos clínicos e cirúrgicos fraudulentos, notas fiscais superfaturadas, e o exercício ilegal da profissão.
Sim, as denuncias são muitas e graves e extrapolam a esfera da vara civil no Município de Cabedelo. Um dos fatos que mais chocou aos que tiveram acesso as informações, foi sem dúvida o caso que aconteceu alguns meses no Bairro do Renascer, a onde, um cidadão, mesmo com a intervenção do vereador Rei, não conseguiu a liberação da ambulância para ser conduzido para atendimento, tendo sido transportado pelo próprio vereador, após discussão com o responsável que foi enfático, quanto às ordens que eram superiores e não atenderia com ambulância a noite ao Renascer. O fato é que, o cidadão faleceu posteriormente, sem ver a criminosa ordem revogada. Até o presente não foi estabelecido como conseqüência da morte da vitima, o não atendimento da ambulância, caso este, ou outro dos que faleceram recentemente no município estreite a relação causa e efeitos, o rumo poderá ser diferente, ou seja, os processos judiciais poderão ir além da vara civil, mais, também a vara criminal.
Agora a sociedade cabedelense espera o desenrolar de mais uma denuncia efetivada pela sociedade ao Ministério Publico, na esperança que sejam apurados as evidencias e possam, se confirmadas, serem instaladas as ações judiciais cabíveis.  



BATALHA JUDICIAL PARA MAIS MÉDICOS, ADIA PARA
O DIA 23 DE SETEMBRO, O INICIO DE ATENDIMENTO PELOS MÉDICOS ESTRANGEIROS
Mesmo derrubando na Justiça mais de uma dúzia pedidos de liminares que desobrigavam os conselhos regionais a fornecerem o registro, o governo tem enfrentado dificuldades em vencer a burocracia imposta por esses órgãos. O que levou a Advocacia -Geral da União (AGU) estudar a emissão de um parecer com o objetivo de garantir o processo de registro.
A batalha na Justiça travada entre governo e as corporações de médicos brasileiros e extensa e dificultosa, mais que conta com a apoio d a população brasileira, como podemos observar na Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), onde revela que 73,9% dos entrevistados apóiam o programa.
 Para que o leitor possa ter uma idéia eram até ontem 64 ações relacionadas ao programa Mais Médicos. Nessa, lista estão 29 mandados de segurança individuais, 27 ações civis públicas, uma ação popular, três mandados de segurança apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de dois mandados de segurança e duas Ações Direitas de Inconstitucionalidade (Adins) apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

OS MÉDICOS:
São 682 médicos estrangeiros, dos quais, 400 são cubanos. Os demais são médicos formados no exterior, sendo 116 brasileiros. Eles chegaram ao Brasil no final de agosto e há três semanas passam por uma fase de acolhimento e treinamento, que inclui conhecimento da língua portuguesa, já que a proficiência na língua portuguesa é um dos quesitos exigidos para o registro.

DESEMBARQUE DOS MEDICOS CUBANOS:  
Ao desembarcarem os médicos cubanos surpreenderam a todos ao falar: “O dinheiro, para nós, fica em segundo lugar. Teremos o suficiente para ficar e trabalhar no Brasil. O dinheiro vai para Cuba, vai para os nossos hospitais porque em Cuba a saúde é de graça", disse neste sábado (24) o médico Rodolfo Garcia ao chegar em Brasília para participar do Programa Mais Médicos, do governo federal. Garcia é um dos 400 médicos importados de Cuba, pelo Ministério da Saúde, para trabalhar em cidades brasileiras onde há falta de profissionais de medicina.  
MEDIDA PROVISÓRIA;

 O deputado Rogério Carvalho (PT-SE) vai incluir em seu relatório sobre o programa Mais Médico uma sugestão que transforma a residência médica em uma “especialidade raiz”. Essa decisão do relator da Medida Provisória 621/2013, que trata do programa federal para ampliação do número de médicos no País, substitui o modelo atual da pós-graduação médica. “O MEC (Ministério da Educação) seguiu por esse caminho, só que foi tímido. Vou avançar um pouco mais”, afirma.

                       

QUAIS FORAM AS MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS QUE REUNIRAM AS MAIORES MULTIDÕES NO BRASIL?


Para o historiador Alexandre Hecker, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Assis (SP). Mesmo com a falta de critérios objetivos para avaliar o número de participantes em manifestações de rua, principalmente antes da década de 1960, o que faz impossível fazer algum ranking, mesmo assim,B é possível listar pelo menos cinco grandes manifestações populares que marcaram a história do Brasil. Uma delas, aliás, está completando 20 anos. Confira abaixo.
A voz do povo Campanha por eleições diretas levou milhões às ruas há exatos 20 anos
Revolta da Vacina (1904)
Para combater epidemias no Rio de Janeiro, o sanitarista Osvaldo Cruz conseguiu que a vacinação contra a varíola virasse obrigatória. Em novembro de 1904, a população se revoltou contra a medida e milhares de pessoas protestaram nas ruas. Não há estimativas precisas do número de manifestantes
Suicídio de Getúlio Vargas (1954)
Em meio a uma crise política, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em agosto de 1954. Sua "carta-testamento", com críticas aos seus opositores, agravou o clima de comoção e revolta. Manifestações populares ocorreram em várias cidades nos dias seguintes. Algumas estimativas apontavam para até 3 milhões de pessoas nas ruas do país
Comícios das Diretas Já (1984)
Entre janeiro e abril de 1984, grandes comícios foram realizados no país pedindo a volta das eleições diretas para presidente, abolidas desde 1964. Os dois maiores foram em abril: na Candelária, no Rio, cerca de 1 milhão de pessoas se reuniram no dia 10; no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o número estimado chegou a 1,5 milhão, no dia 16
Impeachment de Collor (1992)
Denúncias de corrupção que atingiam o presidente Fernando Collor pipocaram na imprensa em 1992. Passeatas ocorreram em vários estados para exigir o impeachment de Collor, ou seja, seu afastamento da presidência. Uma das principais foi em São Paulo, no dia 18 de setembro, reunindo cerca de 750 mil pessoas
Marcha da Família e Marcha da Vitória (1964)
Em 19 de março de 1964, reuniram-se em São Paulo quase 500 mil pessoas na "Marcha da Família", um protesto contra o presidente João Goulart. Poucos dias depois ele foi deposto e, em 2 de abril, cerca de 1 milhão de pessoas participaram, no Rio, da "Marcha da Vitória" para saudar a queda de Goulart

CARAVANA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE CABEDELO SAIRÁ AS 14H00 DA PRAÇA GETULIO VARGAS RUMO
A ASSEMBLÉIA ESTADUAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
A Rede de ONGs SOS Cabedelo, através do líder comunitário Moíses de Oliveira está organizando uma caravana denominada, ‘‘Cabedelo Que Queremos” para participar da Assembléia Geral do Orçamento Participativo do Estado da Paraíba, cumprindo, assim, os encaminhamentos que foram dados na última reunião geral da articulação com base na pesquisa realizada pelo IPOP no final de agosto, a qual entrevistou 450 pessoas, das quais, 387 afirmaram que gostariam de decidir sobre onde aplicar os recursos municipais. 45 optaram em não responder, e apenas 18 afirmaram não importar.
Um ônibus saíra as 14h00 da Praça Getulio Vargas com representantes da sociedade civil organizada com destino a Escola Daura Santiago Rangel, no Bairro Jose Américo, onde acontecerá a  partir das 14h30 a Assembléia Geral do Orçamento Participativo do Estado da Paraíba.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário