domingo, 13 de outubro de 2013

OUTUBRO VERMELHO: CABEDELO


 Rede de ONGs SOS Cabedelo entrega hoje (15/10) carta aberta aos vereadores sugerindo Sessão Especial para debater os 300 dias do governo Municipal com a participação
da Sociedade Civil Organizada
Faltando apenas uma assinatura para encerra a coleta de assinatura dos representantes das entidades não governamentais quecompõe a Rede de ONGs SOS Cabedelo e do Colegiado do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais do Município de Cabedelo e ser entregue aos vereadores a Carta Aberta reivindica a realização de uma Sessão Especial pela Câmara Municipal de Cabedelo para debater a atuação da administração pública nestes 300 dias de gestão do governo de Luceninha.
Após a última assinatura o dumento que vem rolando por mais de uma semana será aos vereadores que compareceu a manifestação da AMI em Intermares por melhorias para o bairro, conforme ficou acertado entre representações e legisladores presentes ao protesto de Intermares, ou seja, aqueles que residem no birro: Junior Datele, José Pereira e Antonio Moarcy.
Segundo Darloza Braga, porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, a Sessão Especial terá como objetivo levar até o Poder Legislativo, a voz da sociedade cabedelense, através das suas representações institucionais, e ou, de qualquer cidadão que deseje se expressar, ou seja, proporcionar aos senhores vereadores, o conhecimento da real situação em que se encontra o Município de Cabedelo, assim, como, dos verdadeiros anseios da população, no que se referem às melhorias necessárias e urgentes para o nosso Município.
Já para o representante do Movimento Ocupa Cabedelo, o jovem Manuel Fernandes, a sessão é uma oportunidade impar para o Poder Legislativo ter um diagnóstico participativo de Cabedelo, uma foto da real situação, não só física e social, mas, inclusive, política, e o mais importante, com os representantes da sociedade civil organizada como os fotógrafos e leitores da fotografia.
O presidente da Associação dos Moradores de Jardim Brasília, Moises Oliveira, ausente a reunião por se encontrar como representante do Município no Encontro Estadual do Movimento Por Moradia, consultado pelo telefone se assinaria a carta respondeu que sim, e que, se isso de fato acontecesse o movimento comunitário estaria presente, “não perderíamos esta oportunidade de ouro, ou seja, levar a mensagem e as necessidades do povo para a Casa do Povo”.
Já a vice presidente da SOS Verde Claudia Ruth achou importante solicitar a inclusão na mesa diretora dos trabalhos legislativos, representante do Ministério Público, das articulações que enviaram a carta aberta solicitando a sessão, no caso a Rede de ONGs SOS Cabedelo e o colegiado do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais. Como Também dos secretários Municipais e do próprio gestor.
 Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Publica da AL, apresentou propositura cobrando urgência urgentíssima ao DNIT, na solução para o “Contorno da Morte”, na BR 230 em Cabedelo,
onde já morreu 14 pessoas só este ano
O deputado Domiciano Cabral, apresentou na última Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa, o Requerimento Nº 5.595, que deverá ser votado no plenário na terça ou quarta feira, atendendo a Rede de ONGs SOS Cabedelo, no qual, cobra do departamento nacional de Infra-estrutura e Transportes solução urgentíssima para o “contorno da morte” onde já faleceram 14 pessoas, só este ano.
O deputado lembrou que no inicio do ano do apresentou o Requerimento Nº 4.444/2013, aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes solicitando providencias para o erro ou a falta de visão da equipe técnica que elaborou os primeiros quilômetros da Transamazônica e em apenas um contorno deixou de fazer uma pita de aceleração, o que ocasionou só este ano 14 mortes.

MANIFESTAÇÃO:
Já foram realizadas seis manifestações pelos diversos segmentos da sociedade. Moradores, Paróquia São Judas Tadeu, Comunidades, e na semana passada pelos estudantes do IFPB, liderados pelo Movimento Levante Popular da Juventude, os quais fecharam o Km 3,5 da BR 230, onde está localizado o “contorno da morte”. Durante a manifestação os estudantes voltaram a criticar não só o DNIT, responsável pelas BRs, mais, também, o prefeito Luceninha por não cumprir com o prometido, já que, a contra partida na infra-estrutura por ele acordado não aconteceu, e as aulas já começaram e as ruas que dão acesso ao Instituto Federal de Educação não oferecem condições.


CAMPANHA “CIDADÃO CONHEÇA SEUS DIREITOS” TERÀ COMO PRIMEIRA TEMÁTICA: NA OMISSÃO E NEGLIGENCIA DO PODER PÚBLICO QUEM PAGA A CONTA?
O Núcleo Jurídico da Rede de ONGs SOS Cabedelo, ou simplesmente a REDE CIDADÃO que tema a coordenação dos advogados e membros dos movimentos sociais: Dr. José Caetano e Dra. Sthefanie Garcia, e da concluinte de direito Claudia Ruth deverão se reunir para conhecer e aprovar o marketing da Campanha “Cidadão Conheça Seus Direitos”, e ainda, esta semana, após sua aprovação, lançar no próximo sábado em reunião do Colegiado do Fórum Permanentes dos Movimentos Sociais do Município de Cabedelo, ser realizado em local ainda a ser definido.
A campanha constará de cartazes, cartilhas temáticas, palestras, e pagina eletrônica no Blog Cabedelo e a Verdade explicando o direito do cidadão e do coletivo, palestras e pagina eletrônica no Blog Cabedelo e a Verdade.

MAIS DE 2 MIL POLÍTICOS ELEITOS EM 2012 SÃO FLAGRADOS RECEBENDO BOLSA FAMÍLIA E VÃO DEVOLVER OS RECURSOS AO GOVERNO FEDERAL
Só no primeiro semestre deste ano foram 2.168 políticos eleitos no ano passado e atualmente com os cargos de prefeito e vereador flagrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal, destinados a população de extrema pobreza, graças ao cruzamento de dados realizado pelo o ministério.
Pela primeira vez, o ministério fez o cruzamento da folha de pagamentos do programa de transferência de renda com a base de dados de uma eleição municipal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa verificação durou aproximadamente um semestre. Segundo a pasta, a iniciativa visava evitar que “políticos eleitos empossados estivessem na condição de beneficiários do Bolsa Família”.
Apesar de tentar vetar a prática, o governo reconhece que houve pagamentos a políticos com cargo eletivo no início do ano. Todos os 2,1 mil políticos flagrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social foram obrigados a ressarcir os cofres públicos, conforme informações do ministério.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário