POLITICA & ECONOMIA







Prefeitura Municipal de Cabedelo iniciará pavimentação de rua que dá acesso ao Porto sob a pressão da população e de empresários


Após diversas manifestações de moradores, e até de empresários, uma inovação na “luta por uma Cabedelo que nós queremos” a Prefeitura Municipal de Cabedelo  através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deverá iniciar em breve  a pavimentação da Rua Cel. Jose Telles, que dá acesso aos terminais da Petrobrás, Pbgás, Moinho Dias Branco e Corpo de Bombeiros.
Segundo o Porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, professor Jaemio Carneiro o trecho que será recuperado e pavimento compreende, ou seja,  abrange apenas, cerca de 120 metros, e pós seis meses de governo, e de muitas manifestações e promessas, o Prefeito do Município de Cabedelo, Leto Viana, resolveu anunciar a obra, numa demonstração de que só vai realizar suas obrigação sobre a batuta da população.
A obra tão esperada e minúscula obra, que foi motivo de varias manifestações da população e até de empresários está inserido entre a Rua Enivaldo Figueiredo Miranda e as instalações da Petrobrás Distribuidora.


Rede de ONGs SOS Cabedelo, já confirmou a participação de 15 das 18 representações que fazem a articulação na Marcha a Justiça
Confirmada a Marcha a Justiça, a Rede de ONGs SOS Cabedelo deverá na próxima reunião do Colegiado definir a data do acontecimento, que segundo o porta voz da REDE, professor Jaêmio Carneiro, não deverá ultrapassar a último dia do mês de Maio, no entanto, corrente interna defende sua realização para o dia 16 de Maio, tendo em vista que a segunda quinzena do mesmo mês esta reservado para a instalação do Comitê SOS Cabedelo. .
Participação dos movimentos sociais a Marcha a Justiça 
Já são 15 representações dos movimentos sócias e populares e de ONGs que fazem parte da articulação da Rede de ONGs SOS Cabedelo a confirmarem presença na Marcha a Justiça, e cada uma das mesmas, também, já definiu sua petição, ou seja, documento a ser entregue ao Ministério Público até o último dia de maio, data limite para a realização da marcha.  
Petições, Projetos de Lei e Ações Judiciais
Com temas ligados ao Meio Ambiente, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Administração Pública, Saúde Pública, Infra Estrutura e Serviços Urbanos, a Rede de ONGs SOS Cabedelo, através do seu Núcleo Jurídico e Legislativo, já elaborou 15 dos 18 documentos programados para serem entregues ao Ministério Público Municipal e a Defensória Publica Estadual.
Já no que se refere aos Projetos de Lei que a princípio havia         m sido pensado em quatro, dois estão prontos e dois em fase de construção. As Ações Judiciais previstas poderão surpreender não só em quantidade, mais, também, no que se refere aos conteúdos normativos.

Já as ações judiciais vêm sendo elaboradas de forma sigilosa, mais, até a próxima semana deverá ser concluídas e divulgadas a sociedade, até porque, não foi até o presente momento definido se será em forma de Ação Civil Pública de Obrigação de fazer, e ou, Ação Popular.
Rede de ONGs: “A vitória foi do povo! Vencemos uma 
batalha, mas, não guerra. A luta continua, não precisamos apenas do Shopping Intermares, e sim, de mais investimentos que tragam mais empregos, mais renda, mais receita, e mais...“
Após reunião do colegiado da Rede de ONGs no início da tarde deste sábado último (05/04), a REDE imitiu nota oficial sobre a vitória do Movimento SOS Cabedelo, para a construção do Shopping Intermares, que teve como principal protagonista o povo cabedelense que foi às ruas numa demonstração de maturidade política, mesmo que, tenham tentado ludibriar todos com a Lei Complementar Nº 5, aprovada por unanimidade dos vereadores presentes a uma sessão ordinária que não aconteceu no recinto apropriado, que se subtendendo por não ter sido divulgada, às “escondidas” chegou à conclusão de que a casuísta lei é inconstitucional, desnecessária e que teve apenas o objetivo de ludibriar o povo e esvaziar o movimento. E como se não bastasse, ainda tentou transformar os vilões em heróis, e ia, uma ressalva aos vereadores da situação que se comportaram de forma significante na luta. Ressaltou o porta voz da REDE, o professor Carneiro.
Uma nota deverá ser distribuída em forma panfleto para todo o Município, além, de ser veiculada nos méis digitais em corro de som. Uma outra nota oficial sobre a Lei Complementar Nº 5 deverá ser lançada na próxima 3ª feira, quando da reunião comissão organizadora do Comitê SOS Cabedelo e da Macha a Justiça programadas para os dias 10 e 11 de abril respectivamente. Veja a baixo a nota de agradecimento da REDE na integra.

NOTA

“A Rede de ONGs – SOS Cabedelo e as Entidades não governamentais, movimentos populares e Associações que a congrega, agradece a população cabedelense pela sua participação indo às ruas e obrigando os vereadores e prefeito a cumprir a vontade do povo, liberando  construção do Shopping Intermares. A vitória foi do povo. Vencemos uma batalha, mas não a guerra.
         Não queremos somente o shopping Intermares. Queremos outros empreendimentos, super mercados, hotéis, núcleos comerciais e outros mais para gerar mais emprego, mais renda, mais arrecadação de tributos e melhoria da qualidade dos serviços públicos. Estamos vigilantes e vamos continuar cobrando.
Vamos dar um basta à corrupção, lutar pela ética na política do município e por um Plano Diretor para Cabedelo.
Morador.. seu apoio e participação são fundamentais para nosso sucesso. Obrigado”;

Só Marina poderá levar eleições para o
 2º turno afirma pesquisa Data folha
                   Mesmo sem ser candidata a presidência, pois anunciou que será vice do Governador de Pernambuco Eduardo Campos, a ex-senadora Marina da Silva é a única que continua a crescer e a única que poderá levar as eleições para o segundo turno. Vejamos um dos cinco cenários construído pela datafolha na pesquisa divulgada neste sábado (05/04), que não inclui os candidatos de partidos menores. Neste Marina Silva aparece com 27% das intenções de voto, Dilma com 39% e Aécio com 16%. Os brancos e nulos são 13% e não sabem/não responderam, 6%. Com estes números existiria o segundo e as oposições somadas teriam 43%, ou seja, 4% a mais que a Dilma no 1º turno.

Breve histórico:

Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro, um dos sete cenários simulados pelo Datafolha reunia os mesmos nomes, Marina Silva (PSB) as intenções de voto do PSB subiu de 9% (Eduardo Campos) para 23%. Mas mesmo com a entrada de Marina na disputa, Dilma mantinha a liderança com 43% dos votos declarados, e Aécio Neves fica com 15%.

Na pesquisa encomendada e publicada pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" no dia 26 de setembro, Dilma Rousseff (PT) tinha 38% das intenções de voto para presidente em 2014, seguida por Marina Silva (na época sem partido), com 16% e Aécio para 11,%. Brancos e nulos somaram 9%.

Se levarmos em consideração pesquisa realizada em julho do ano passado, a diferença entre a atual presidente e a ex-senadora que tinha aumentado de 8 para 22 pontos percentuais (na ocasião, Dilma registrava 30% e Marina, 22%), hoje a diferença volta a cair para 12% e existiria um segundo turno.

Portanto considerando que a margem de erro da pesquisa realizada foi dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o crescimento de Marina de 4% mesmo dizendo que não é candidata posição ratificada por seu correligionários da REDE de fato é a única que cresceu de forma real e já provoca o 2º turno, e mais , com a soma dos votos da oposição (Marina 27% e Aécio 16%) , ou seja 43%,  e ultrapassaria o percentual total de intenção de votos de Dilma (39%) em 4%.

 Cenário com Eduardo Campos e sem Marina:

Neste cenário a Folha de S.Paulo  indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 38% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e mais oito candidatos de partidos menores. Vejamos os números: Dilma Rousseff (PT): 38%  - Aécio Neves (PSDB): 16% - Eduardo Campos (PSB): 10%  - Pastor Everaldo (PSC): 2% - Denise Abreu (PEN): 1% - Eduardo Jorge (PV): 1% - José Maria (PSTU): 1% - Levy Fidelix (PRTB): 1% - Eymael (PSDC): 0% - Mauro Iasi (PCB): 0% - Randolfe Rodrigues (PSOL): 0% - Brancos/nulos/nenhum: 20% - Não sabe: 9%

Cenário com Lula e sem Dilma:

Nos cenários em que o candidato do PT é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele venceria no primeiro turno. No primeiro cenário com Eduardo Campo e sem os partidos menores s,  Lula teria 52% contra Aécio (16%) e Campos (11%), Brancos/nulos (16%) e Não sabe (5%). No segundo cenário com Marina e sem os partidos menores, Lula cai (48%) contra Marina Silva (23%) e Aécio (14%).
Dados Técnicos da Pesquisa: O Datafolha entrevistou 2.637 pessoas em 162 municípios nas últimas quarta (2) e quinta (3), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos
Vídeo que poderá levar a ação para cassação por improbidade administrativa do mandato do prefeito de Cabedelo será assistido pela da Rede de ONGs SOS a porta fechada nesta segunda
O tão esperado vídeo chamado a boca miúda e muito miúda, de “O Cascão e os trezentos” e que poderá levar a cassação do prefeito do Município de Cabedelo será assistido pelo colegiado da Rede de ONGs SOS Cabedelo nesta segunda, mas, pela primeira vez, a reunião da REDE acontecerá a porta fechada por decisão da maioria absoluta dos presentes a ultima reunião, já que, a proposta de sala aberta ao público, conseguiu apenas um voto.
 A última reunião da articulação foi realizada no último domingo e aconteceu no Bairro de Camboinha, no período da tarde, quando estiveram presentes mais de 50% do colegiado, numero necessário para deliberação da matéria.
Segundo o porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, o professor Jaêmio Carneiro a reunião que esta marcada para assistir o vídeo será pela primeira vez, a portas fechadas, ou seja, restrita apenas, as ONGs que fazem parte da REDE, e só será divulgada após o vídeo ser autenticado por autoridades, especialistas da área.: “Não iremos divulgar antes da autenticação, nem tão pouco, desta vez, a reunião será aberta ao publico, tendo em vista, a repercussão, se caso, o vídeo não for autenticado”.
O Professor Carneiro, ainda comprometeu-se que será a equipe digital do Blog Cabedelo e a Verdade, caso confirmada a originalidade e autenticidade do vídeo, a primeira a divulgá-lo, isto se depender dele.
Policia Federal pressionará Governo para intensificar ações de combate à corrupção
Os delegados da Polícia Federal (PF) pretendem, pressionar o governo federal a priorizar e intensificar as operações de combate à corrupção em todo o paísl. Para isto irão em congresso em abril elaborar e posteriormente formalizar um documento que sugira concentração das atribuições dos policiais federais nessa linha de investigação. A proposta será apresentada à atual direção da PF e ao Ministério da Justiça.

Congresso Nacional
Os delegados da PF irão discutir como definir essas atribuições de forma mais clara durante o VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal (CNDPF), que ocorrerá nos os dias 2,3,4 e 5 de abril em Vila Velha no Espírito Santo. A comissão organizadora espera que pelo menos 250 delegados participem do encontro. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, os delegados tentam discutir com a direção do órgão uma política de priorização de funções. “Para sermos eficientes, temos de ser mais seletivos”, expressou-se Marcos Ribeiro.
A policia Federal (delegados) deseja que os policiais federais priorizem investigações contra corrupção (o que envolveria também lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos), grupos criminosos transnacionais ou interestaduais. Os demais crimes, como por exemplo, furtos de cargas, nesse modelo, perderiam prioridade dentro do órgão. “O foco deve se basear no que a sociedade espera”, declarou Marcos.

Debate com o Ministério Público
Os delegados também pretendem debater essa nova postura da PF com o Ministério Público e com o Congresso Nacional. Eles pretendem estimular que parlamentares apresentem projetos de lei que definam essas prioridades para a PF nos próximos anos.
Segundo o delegado da Polícia Federal Marcos Ribeiro, a PF acumula várias atribuições. Elas vão desde questões administrativas, como a emissão de passaportes, a investigações de tráfico de drogas, crimes contra a corrupção e sobre falsificação de dinheiro. Dados do órgão apontam que, no ano passado, foram realizadas 301 operações especiais. Destas, 56 foram específicas para combater a corrupção. E foi mais  além: ao todo, a o órgão instaurou em 2013 108 mil inquéritos. Destes, cerca de 12 mil eram relacionados a crimes de corrupção, desvio de recursos e lavagem de dinheiro. Esses inquéritos, conforme a PF, apuram irregularidades que chegam a R$ 15 bilhões em movimentações.

Debate com a Sociedade  
Os delegados federais não pretendem apenas pressionar o governo a intensificar o combate à corrupção, querem muito mais, pretende debater com a sociedade a nova missão da PF. “Temos de estabelecer e planejar a Polícia Federal do século XXI e essa discussão terá a participação da sociedade”, finalizou Ribeiro.
_______________________

Após manobra legislativa, vereadores aprovam Lei contra construção do Shopping Intermares e população vai à frente da Câmara protestar e tem apoio da Rede de ONGS SOS Cabedelo
Após uma noite de manobras no processo de tramitação pela mesa, sem anuência da secretaria, mas, em conformidade com o Regimento Interno da Casa, quando em tempo recorde, com o regime de urgência, o Projeto de Lei dos vereadores de oposição Junior da Tele, Eudes e Fernando Sobrinho, que objetivava substituir a emenda do vereador Artur Cunha Lima, que impede a construção de grandes empreendimentos no Bairro de Intermares, ou seja, a Lei Complementar Nº 46, e, portanto, do Shopping da Marquise, tramitou, entrou em pauta e foi votado e por 10 votos contra, 3 a favor e 1 obtenção, tudo ficou como estava. A informação foi prestada pelo porta voz da Rede de ONGs, professor Carneiro que esteve presente levando o apoio a população cabedelense.
 Segundo, o professor Carneiro, os vereadores de situação acreditaram que com a antecipação da votação, não daria, tempo da oposição articular um movimento, e o caso estaria encerrado, já que, a dúvida levantada pelos vereadores de oposição durante entrevista no programa Tambaú Debates e que rapidamente ganhou dimensões, sobre a aprovação da Lei Complementar Nº 46, estaria definitivamente encerrado sem, inclusive, apelo a justiça, já que fora votada, inclusive com votos da oposição.
  Mas, nada como velho ditado, sorriu o professor aop mencioná-lo: “nada como um dia atrás do outro com uma noite no meio”. E continuou: Foi assim que aconteceu ontem (20/03/14) Cabedelo viveu um dia de muito movimento e protestos por parte da população, uma manifestação espontânea, o que é ainda mais perigosa atraindo todo um sistema de comunicação ( radio, jornal e TV). E a noite, esta sim, foi uma noite de terror, só que neste capitulo, não foi povo a sofrer, mas, os que fazem parte do poder, ratificando o artigo 1ª da Constituição Federal é do povo que emana o poder”. Explicou o professor.
“Foi muita pressão, e que diga de passagem, se algum dos vereadores que votaram contra os interesses de Cabedelo tivesse aparecido, principalmente, Artur Cunha Lima teria sido lixado tal era revolta da população” ressaltou. “E Assim não deu outra, a mesa diretora ordenou para não abrirem as portas da Câmara Municipal para a sessão ordinária programada pelo calendário legislativo, adiando para quando não se sabe até porque imaginem só se a população resolver fazer vigília, quando acontecerá a próxima? Encerrou Carneiro.
  
Cabedelo: Vereadores denunciam armação na lei que proibi construção do Shopping Intermares
Os vereadores de oposição, Junior da Tele e Fernando Sobrinho denunciaram ontem nos programas, Caso de Policia e Tambaú Debate, que a Lei que foi aprovada no inicio deste ano legislativo, que inclui o terreno que foi comprado pelo grupo Marquise para construção do Shopping Intermares, em área imprópria para construção de equipamentos da sua natureza foi uma armação, já que não foi publicada conforme foi apresentada ao plenário na sessão que a aprovou.
Os vereadores negam sumariamente terem votados em um dos no conteúdo normativo da Lei, e trata exatamente do parágrafo, em que, proíbe a construção do Shopping Intermares, ou seja, de mais de 4000 mil empregos e de dezenas de milhares de reais por mês de impostos. E por quê? 
Segundo Junior da Tele, lei não contou com seu voto e, portanto, irá solicitar cópia da ata, gravação e cópia da emenda do vereador Artur Cunha Lima, responsável pela apresentação da emenda, objetivando o debate na próxima sessão, que acontecerá na próxima 5ª feira,
Já o vereador Fernando Sobrinho, ressaltou que se não for resolvida a situação dentro da Casa Legislativa, ele e outros, que assim desejarem juntos poderão procurar a justiça para que seja reparado uma legislação irregular e que, só contribui para com o atraso, o desemprego e o aumento do custo de vida, a medida que impossibilita competição empresarial.
A equipe digital do Blog Cabedelo e a Verdade deverá ainda esta semana procurar os parlamentares para que os mesmos possam explicar o que está acontecendo.


IPOP INICIA DIVULGA PESQUISA REALIZADA EM CABEDELO E CONFIRMA O SENTIMENTO DE RUA. O GOVERNO DE LETO VIANA TEM 84% DE REJEIÇÃO CONTRA 5% APROVAÇÃO
A Rede de ONGs SOS Cabedelo- REDE recebeu ontem do Instituto de Pesquisa de Opinião Pública – IPOP, resultado de pesquisa realizada, quando do curso de treinamento para coletor de dados (entrevistador), realizado no último fim de semana e que irá até o fim este mês. Segundo o Porta voz da REDE, o professor Carneiro, os dados coletado serão divulgados pelo Blog Cabedelo e a Verdade em três momentos. O primeiro apresentara os dados relacionados a identificação da amostra e os dados relacionados a avaliação da administração dos governos federal, estadual e municipal), alem da avaliação do desempenho dos vereadores locais. O segundo momento os números serão relacionados às informações sociais. O terceiro e último apresentará dados ligados a política eleitoral (eleições).

 PARA FORTALECER A LUTA DA COMUNIDADE POR INFRA ESTRUTURA E MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS E CONHECER A CAMPANHA OUTUBRO VERMELHO QUE SERÁ APRESENTADA PELA REDE DE ONGS
           Além do apoio e da apresentação do “Outubro Vermelho”, o colegiado do FPMS deverá debater sobre a relação das comunidades com os Poderes Legislativo e Executivo e Judiciário e definir data da sessão de posse do fórum e da realização do 1 Ciclo de Formação para os que fazem os movimentos sociais e populares com oficinas sobre elaboração de projetos, capitação de recursos, políticas comunitárias etc.
A reunião acontecerá APARTIR DAS 10h30, e após será servido uma “dobradinha” com produtos comprados pela REDE de ONGs e feita pelo professor Carneiro.
AS OFICINAS
Já a realização das oficinas de elaboração de projetos e capitação de recursos ficará por conta da parceria firmada esta semana entre a Federação das Entidades Não Governamentais da Paraíba - FENGAES e a Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba – ADESPB, segundo a presidente da ADESPB, Darloza Braga.
COMO SURGIU O OUTUBRO VERMELHO
“Outubro Vermelho” foi apresentado, como proposta, pela jovem acadêmica do curso de direito e vice presidente da SOS Verde, Claudia Ruth na última reunião da REDE de ONGs SOS Cabedelo. Segundo á proposta o mês de outubro deverá ser um mês de “carga” nos gestores públicos (municipal, estadual e federal), pois existe muito em jogo, principalmente a nível nacional com a reforma politica.
A proposta ainda propões uma articulação junto à população cabedelense de apóio ao movimento colocando algo de vermelho em suas vestes, e ou, sua casa, no dia 27 de outubro, quando, também, poderá acontecer uma manifestação geral, ou uma virada cultural. 


TSE RECUSA REGISTRO Da REDE,  PARTIDO DE MARINA, POR 6 X 1

TSE RECUSA REGISTRO DO PARTIDO DE MARINA POR 6 X 1

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (3)  não conceder registro ao partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, por falta de assinaturas de apoio necessárias para a criação da legenda.

Segundo o TSE, Marina comprovou apoio de 442 mil eleitores em assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais, mas a lei exige 492 mil, o equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições.

Já segundo Marina, foram coletadas 537 mil assinaturas de apoio, só que, os cartórios não validaram 95 mil. A ex senadora, ainda argumentou que existiu uma tendência dos cartórios não validar as assinaturas de eleitores que não votaram e anciões. Mas apenas o Ministro, Gilmar Mendes, ouviu.
Ainda no plenário do TSE, Marina Silva se dirigiu aos apoiadores da Rede: "Ainda somos um partido. Não temos registro, mas temos o mais importante: temos ética. Vamos ficar mais fortes." Ela deve decidir nesta sexta, eventual recurso contra a decisão do TSE e se vai se candidatar por outra legenda em 2014.

 EUA REVISAM PROGRAMA DE ESPIONAGEM APÓS CRÍTICAS DURAS DO BRASIL E O APOIO DE OUTROS PAÍSES ALIADOS AO AMERICANO

A subsecretária de Estado dos EUA para Questões do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, afirmou em entrevista coletiva convocada após o apoio de vários países a cruzada iniciada pelo o Brasil contra a espionagem americana, que, o governo do Presidente Barack Obama lamenta as questões que surgiram com a espionagem dos EUA e determinou que medidas fiossem adotadas para revisar os programas de monitoramento da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
A subsecretária de Estado dos EUA, ainda ressaltou que o governo de Barack Obama tomou esta decisão com o objetivo de atender as preocupações de países como o Brasil e fazer avançar a agenda com seus aliados, disse nesta sexta-feira Roberta Jacobson, subsecretária de Estado para Questões do Hemisfério Ocidental.
 

 

Dilma sobe para 38%, Marina Silva cai para 16% e Aécio para 11,% aponta Pesquisa Ibope

Pesquisa encomendada e publicada pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" nesta quinta-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto para presidente em 2014, seguida por Marina Silva (sem partido), com 16% e Aécio para 11,%.

Se levarmos em consideração pesquisa realizada em julho, a diferença entre a atual presidente e a ex-senadora aumentou de 8 para 22 pontos percentuais. Na ocasião, Dilma registrava 30% e Marina, 22%.

Apenas a candidata Dilma apresentou crescimento, e significante de 14%, os candidatos pelo PSDB aparecem em declínio com Aécio descendo 2% (antes, 13%) e Eduardo Campos com uma queda de 1%. (antes, 5%). De acordo com o site, 15% afirmaram que votarão em branco ou nulo e 16% disseram que não sabem em quem votar.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os últimos dias 12 e 16 em todas as regiões do país, informou o site. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 NOVO CENÁRIO

O instituto também simulou um cenário em que o candidato do PSDB é José Serra, em vez de Aécio Neves. Nesse caso, Dilma tem 37%; Marina, 16%; Serra, 12%; e Campos, 4% – 14% dizem que votarão branco ou nulo e 16% não sabem.

Na simulação de segundo turno, Dilma superaria Marina por 43% a 26% (35% a 34% na pesquisa de julho). Já contra um candidato do PSDB (seja Aécio ou Serra), Dilma venceria por 45% a 21% e contra Eduardo Campos, por 46% a 14%.

Servidores do Senado Federal terão de devolver salários acima do teto, por determinação do Tribunal de Contas da União

Agência Brasil - Presidente do TCU informandoa Renan da decisão de devolver os supersalários
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou na quinta-feira (26/09) que vai cumprir o que determina a lei para a devolução do excedente salarial recebido por 464 servidores da Casa com salários superiores ao teto constitucional, fixado em R$ 28.059,29. Segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), foram pagos mais de R$ 300 milhões a esses servidores nos últimos cinco anos, em valores não corrigidos.
"Foi o Senado que recebeu os recursos? Então, claro (que os servidores vão pagar)", respondeu Renan, após receber a visita do presidente do TCU, Augusto Nardes. E completou:  “De pronto, vamos implementar a decisão e cobrardos servidoresaquilo que foi pago a mais, ou seja, R$ 300 milhões”.
O presidente do TCU Augusto Nardes classificou como "injusto" e "inaceitável" o fato de ter diferenças salariais de um para cem entre os menores e maiores salários do serviço público. E foi mais além, “o Estado brasileiro tem de dar ‘exemplo’ na busca do equilíbrio salarial”.







 

CABEDELO É O 2º MUNICÍPIO NO RANKING DE RECEITA PRÓPRIA NA PARAÍBA, PERDENDO APENAS PARA A CAPITAL SEGUNDO IFGF

Seguido por Capina Grande o terceiro município em receita própria, Cabedelo segundo IFGF, apresenta um índice de 0,4903 superior ao índice da Rainha da Borborema que ficou com apenas o,4496.

O IFGF utiliza-se exclusivamente de estatísticas oficiais declaradas pelos próprios municípios1, sendo composto por cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida2. A leitura dos resultados é bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. Outra importante característica do IFGF é que sua metodologia permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos.

Esta edição do IFGF analisou a situação fiscal de 199 dos 223 municípios3 do Estado da Paraíba, onde vivem 3.474.5761 pessoas – 92,2% da população paraibana. Os dados referentes ao ano de 2011 mostraram que quase todos os municípios paraibanos (94,5%) apresentaram situação fiscal difícil ou crítica (conceitos C ou D), terceiro pior resultado entre os estados brasileiros, melhor apenas que Alagoas e Sergipe. Essa proporção é praticamente idêntica à observada com os dados de 2010. Em 2011, 78 dos 199 municípios paraibanos ficaram entre os 500 piores resultados, ou seja, dois em casa cinco municípios DO ESTADO estão entre os piores resultados nacionais. Os cinco indicadores que compõe o índice ficaram abaixo da média nacional, com destaque para o nível crítico (conceito D) no IFGF Receita Própria (0,1071) e no IFGF Liquidez (0,3653).

Mesmo entre os dez melhores do ranking paraibano do IFGF, nenhuma cidade ficou com IFGF acima de 0,8 pontos (Conceito A, indicativo de uma gestão excelente). Camalaú, que ficou com conceito B a 623ª posição no ranking nacional, obteve o primeiro lugar do estado (tabela 1). Esse município obteve conceito A em três variáveis: IFGF Investimentos, IFGF Liquidez e IFGF Custo da Dívida. De uma forma geral, os dez primeiros resultados combinaram satisfatório nível de investimentos e boa administração de restos a pagar. Por outro lado, chama atenção pela fraca geração de receita própria. Vale mencionar as evoluções de Triunfo (83,3%) e Paulista (+64,6%), direcionadas, sobretudo, pelo crescimento dos investimentos e melhora na administração dos restos a pagar.

 

CIRO GOMES DEIXA O PSB ATIRANDO: “AS ATITUDES DE EDUARDO CAMPOS SÃO CANALHICES”. E O GOVERNADOR DO CEARA CID O ACOMPANHA PARA O PDT OU O PROS, PARTIDO RECÉM-APROVADO PELO TSE.
Através de seu Blog, ontem à noite (25/09), o ex-ministro Ciro Gomes fez duras críticas ao comportamento do governador Eduardo Campos (PE), presidente do PSB, no processo de saída do grupo do governador Cid Gomes (CE) do PSB partido. Para Ciro, a atitude de Campos foi uma “canalhice”.
No seu blog, Ciro desabafa: “Por essa eu não esperava. Isso para mim é coisa de canalha. Essa forma de fazer, eu nunca esperei. Fiquei chocado. Se não queria que a gente ficasse no partido, por que não disse? Isso foi uma canalhice”.
O ex-ministro se refere ao do fato do PSB ter convidado para se filiar ao partido a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), desafeto do grupo político do governador Cid Gomes. “Eles convidaram a nossa adversária para entrar no partido. Convidou a Luizianne. Isso é provocação”, enfatizou no seu blog.
Cerca de 200 políticos com mandato devem seguir Cid, inclusive quatro deputados federais, dez deputados estaduais, 38 prefeitos, além de vereadores. “Há medo de perseguição política”, revelou ao Blog um interlocutor do governador do Ceará



O BRASIL TEM 32 PARTIDOS, O PARTIDO DA SOLIDARIEDADE DE PAULINHO DA FORÇA SINDICAL TEVE REGISTRO MESMO COM INDÍCIOS DE FRAUDE, E A REDE DE MARINA AGUARDA ATÉ OUTUBRO
Como é de conhecimento público um partido para conseguir o registro no Tribunal Superior Eleitoral, precisa a principio do apoio, ou seja, da assinatura de 0,5% do total de votos dados a deputados federais na última eleição (492 mil segundo o TSE).
Segundo informações do TSE, o Brasil possui hoje 32 partidos politicos , mas, ainda está pendente de julgamento pelo TSE o registro de criação do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva.
O Partido da Solidariedade conquistou a maioria do tribunal que foi favorável à sua criação do mesmo após o Ministério Público Eleitoral apontar indícios de fraude que poderiam "comprometer" a legalidade da legenda.
         O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, chegou a pedir que a Polícia Federal apure denúncias de fraude na criação do partido e opinou para que o TSE investigasse mais o caso antes de liberar o registro do partido. O parecer afirmou que se confirmada "a ocorrência de fraudes em massa" isso "poderia comprometer, irremediavelmente, o registro do partido requerente". E O relator do processo, ministro Henrique Neves, votou para que o processo de criação do partido fosse convertido em uma investigação sobre as assinaturas de apoio ao partido e teve dos ministros Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello, que votaram na seqüência,mas, também votaram por mais investigação.
Já no que se refere ao Partido da Rede Sustentável, a ex-senadora Marina Silva em entrevista ontem terça-feira (24) falou que espera que a legenda que fundou tenha sua criação aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima sessão que acontecerá no dia 1º de outubro.
Marina afirmou que já possui 450 mil assinaturas certificadas. 80 mil estão paradas nos cartórios. 95 mil foram invalidadas de forma injustificada. E concluiu: “Pedimos que a Justiça Eleitoral nos faça justiça."
      Com a proximidade do fim de prazo para pedido de registro, já que para participar das eleições de 2014, o partido deve ser aprovado até o dia 5 de outubro, um ano antes da eleição, e como a última sessão do TSE antes do fim do prazo é dia 3, próxima quinta. Os correligionários da Rede aguardam em prontidão, pois para candidatar - sem é preciso que estejam filiados, até o dia 5 de outubro.


AO CONTRARIO DO QUE SE FALAVAM AS ELEIÇÕES DO PT DE CABEDELO TERÁ CHAPA ÚNICA
  


Divino Do PT e Fabiano Pereira - Foto: Fábio Fernandes.

O presidente do PT de Cabedelo,  Divino confirmou o recebimento de apenas uma chapa para o diretório municipal e outra à presidência do partido na cidade portuária, devidamente acompanhada da tese e lista de apoiamento, conforme prevê o art. 25 do regulamento do PED (Processo de Eleições Diretas). A chapa para presidente é encabeçada pelo atual vice-presidente do PT de Cabedelo, Fabiano Pereira. Logo a após a confirmação do cadastro de chapa única, encabeçada com o seu nome, Fabiano Pereira deu entrevista sobre a cosntrução de um novo PT , apartir do momento por que passa o Partido dos Trabalhadores de Cabedelo, ressaltou a união conquistada em torno da sua candidatura, que inclusive contou com o apoio dos vereadores do PT em Cabedelo, Rosivando Neves e Reinaldo Barbosa (Rey).



DOCUMENTOS DA NSA APONTAM DILMA ROUSSEFF E PETROBRÁS COMO ALVOS DE ESPIONAGEM, EXPLICAÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS NÃO CONVENCE, CPI DA ESPIONAGEM CONVIDA MINISTROS, E MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DEVERÀ RECORRER A ONU

Ao contrário do que muito esperavam ou estavam costumados a ver, o Brasil não se rendeu a força e o poder dos EUA e não aceitou as explicações evasivas do governo norte americano reagindo com a dignidade de um país líder na America do Sul.
O governo brasileiro no âmbito do Poder Executivo decidiu tomar três medidas: o Ministério das Relações Exteriores vai chamar o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que ele dê novos esclarecimentos, vai cobrar explicações formais do governo dos Estados Unidos, e para isto, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, já chegou aos Estados Unidos e nesta quarta-feira e deverá reunir com a assessora-chefe de Segurança Nacional da Casa Branca, Susan Rice. Naõ satisfeita, a Presidente do Brasil, Rosseffe Dilma pretende ainda recorrer aos órgãos internacionais, a exemplo da ONU, para discutir a violação de direitos de autoridades e de cidadãos brasileiros.
Já no âmbito do Poder Legislativo, por iniciativa por iniciativa da Senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB, foi instalada uma CPI da Espionagem para investigar a base de operação da CIA que operou diuturnamente em território brasileiro, pelo menos até 2002. E deverá ouvir possivelmente cinco ministros brasileiros e o ex-Presidente da Republica, Fernando Henrique Cardozo  para explicar a entrega dos satélites da Embratel aos EUA, ou seja, pelos estudos estratégicos contratados pela esfera federal. Inclua-se aí desde o “Brasil em Ação” (primeiro governo FHC) até o “Avança Brasil” (segundo governo FHC) e outras, como as dos programas de privatização e de reestruturação do sistema financeiro nacional, com o descarnamento dos bancos públicos.

ENTENDENDO MELHOR
Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostraram a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores como alvo direto de espionagem da NSA. Uma chave/código demonstrava os alvos espionados. Esta atividade o maior sistema de espionagem do mundo já é conhecida no mundo. Segundo a revista alemã Der Spiegel, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos espionou diplomatas franceses nos EUA, Já Edward Snowden, ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo, do qual, o jornalista Glenn Greenwald recebeu os papéis, velou ao mundo que agências de inteligência dos EUA e do Reino Unido monitoram secretamente as comunicações digitais e telefônicas de milhões de pessoas no mundo o que levou as autoridades britânicas a forçar o jornal "Guardian", de Londres, a destruir arquivos digitais associados ao caso.
A reportagem foi exclusiva do Fantástico e os jornalistas Sônia Bridi e Glenn Greenwald  mostra passo a passo como o maior sistema de espionagem do mundo vem monitorando o Brasil. Inclusive, o centro do poder, em Brasília,

Segundo o jornalista Glenn Greenwald, que esteve com Snowden em Hong Kong, o pacote de documentos por ele recebido continha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a Rússia, onde passou 38 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, até ter seu pedido de asilo aceito no país.
Entre os documentos entregues, mais precisamente os de junho de 2012, os dois alvos foram: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff,
Nos dois casos do Brasil e do Mexico, os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. E da comunicação dos assessores entre eles e com terceiros. A apresentação secreta se chama "filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil." Segundo a apresentação, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma "agulha no palheiro."

VEJA COMO FUNCIONA:
Segundo a reportagem é selecionado o alvo, que são monitorados seus respectivos números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador). É feito o mesmo para os interlocutores escolhidos - no caso, assessores.
Segundo, ainda a reportagem, o que, eles chamam de um “pulo” é toda a comunicação entre o alvo e os assessores. Um “pulo e meio” é quando os assessores conversam entre eles. “Dois pulos” é quando eles conversam com outras pessoas.

Investigação de Peña Nieto
         Para espionar o então candidato mexicano Peña Nieto, o serviço de segurança internacional da NSA para América Latina - fez uma ação intensiva. Para isso, usou dois programas - um deles é chamado "Mainway" e serve para coletar o grande volume de informações que passa pelas redes de comunicação.
        As mensagens de texto por telefone do candidato também foram interceptadas, usando o programa "Association", que pega as informações que circulam nas redes sociais. Daí, as mensagens vão para outro filtro - o "Dishfire" - que busca por determinadas palavras-chave.
       Sob o título "mensagens interessantes", está a prova de que o conteúdo das mensagens foi acessado. Dois trechos são citados. Num deles, Peña Nieto conta quem seriam alguns de seus ministros - que só tomariam posse seis meses depois da eleição.

Investigação da presidente Dilma:
         Na sequência, vem a explicação de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" é o objetivo da operação: "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".
        O que eles chamam de "sementes" são os endereços eletrônicos e números de telefones monitorados. Já um dos programas usados pela NSA é chamado de "DNI selectors" - que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails e sites visitados.
Um gráfico mostra toda a rede de comunicações da presidente com seus assessores. No gráfico, cada bolinha representa uma pessoa. A imagem ampliada mostra que legendas ou nomes de quem teve a comunicação interceptada foram apagados para a apresentação.
          No documento, não há exemplos de mensagens ou ligações entre a presidente e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do México foi mencionado.
Mas na última página o documento diz que o método de espionagem usado é "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido." Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.
         Por fim o documento conclui dizendo que a união de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunicação.
 


Presidente do IPOP faz analise com dados da pesquisa IBOPE, destacando o perfil dos manifestantes que querem um novo modo de fazer política e a influencia na mudança da correlação de forças políticas que poderá construir um novo Brasil.
Quem imaginária que o povo fosse as ruas manifestar sua insatisfação, sem lideranças políticas, partidárias, ou, até mesmos, dos mesmíssimos dos movimentos sociais de sempre, e que, a mobilização aconteceria através da internet tendo como objetivo não, apenas, a redução das passagens de transportes públicos, mais, por um "novo modo de fazer política no Brasil".
Sim foram as ruas e como foram é que mais surpreende. Foi o primeiro movimento de massa da era da internet, do mundo online, surgiu nas redes sociais. Segundo, a primeira pesquisa do IBOPE realizada durante as manifestações, em 8 capitais brasileiras, inclusive o Distrito Federal, 86,0% dos participantes se mobilizaram através: facebook (77,0%), twitte (1,0%) e facebook – os dois (8,0%). E têm mais, 75,% dos manifestantes foram convidados ou convidaram, também pelas redás sociais da internet.
De fato, não só o movimento foi surpreendente, mais, também, a composição da “massa”. A mesma pesquisa aponta que 46,0% nunca tinham participado de manifestações. E isto a fez diferente e poderá no futuro fazer a diferença, inclusive porque não deixou ser manipulada pelos os de sempre, forçando inclusive a retirada de bandeiras de partidos político e dos que estavam acostumados a aparelhar os movimentos sociais. E isto é um fato, e contra um fato não existe argumento. Esta nova forma de fazer política de rua, por essas diferenças e muitas outras mais, conseguiu ganhar o apoio de (oito)08 em cada (dez) 10 brasileiros.
Segundo, a segunda pesquisa IBOPE (29/06), 80,0% brasileiros apóiam as manifestações e apenas 15,% são contra, restando aos 5,0% a duvida, e ou, ou a indiferença. Voltando a primeira pesquisa 76,0% dos manifestantes trabalhavam e eram possuidores renda entre R$ 3.500 a R$ 7.000,00, sendo que 49,0% dos mesmos já possuíam o colegial completo ou estavam cursando a universidade, e 43,0% possuíam o curso superior completo, ou seja, apenas 8,0% não haviam concluído o colegial. Portanto uma “massa especial” composta de formadores de opinião, capaz de se multiplicar de forma rápida e progressiva, e o mais importante, em processo de tomada de consciência do seu papel e de sua importância no momento histórico.
Foi como se o “gigante adormecido acordasse” ou a “venda fosse arrancada dos olhos da massa” e tudo que antes parecia bem com a sexta economia do mundo, condição que permite reforçar a imagem de um país com estabilidade, um governo com popularidade de 73% e com políticas públicas voltadas para inclusão social, confirmada pela ONU com a saída de mais de 13 milhões da condição de miseráveis, surgissem após, um simples anuncio de aumento de passagem de transportes públicos, que se tornou em pouco tempo em reivindicações de melhoria de serviços públicos, principalmente nas áreas da saúde.
Mais porque foram as ruas? Segundo, ainda a pesquisa IBOPE, no que tange as razões que levaram as ruas esta “massa especial”. Oito temas se destacaram, entre os mencionados pelos manifestantes: Transportes Públicos (37,6%), Ambiente Político (29,9%), Saúde (12,1%), Educação (5,3%) Gastos com a Copa (4,5%), Contra a PEC 37 (3,5%), Segurança publica (1,3%) e Violência Policial (1,2%).
Esta informação confirma o fato de que o PT contribui de forma indireta, mas, positiva para a retirada da venda dos olhos de centenas de milhares de manifestantes em todo o Brasil, mesmo que intencionalmente. Vejamos:
  Há pouco mais de dois meses a Presidente Dilma Rousseff anunciou a retirada do PIS/Cofins que incidia tanto sobre o faturamento dos serviços de transporte urbano como sobre equipamentos utilizados na fabricação de ônibus, micro-ônibus e trens metropolitanos, como carrocerias, pneus, câmaras de ar e chassis. Na oportunidade solicitou aos governadores e prefeitos para procedessem da mesma forma, inclusive chegou a solicitar ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que conversar-se com Fernando Haddad (PT-SP) e Eduardo Paes (RJ-PMDB), sobre a situação.
              Na época acreditava a Presidente da Republica que os petistas fariam o mesmo e com rapidez, o que não aconteceu perdendo uma oportunidade impar para diferencia-se dos outros gestores públicos do país, a menos de um ano da campanha eleitoral para Presidência da Republica, levando, inclusive, a intervenção do ex-presidente Lula junto a Fernando Haddad (PT-SP) e seu retorno aos fóruns de debates, estreando na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, quando convocou os movimentos sociais para ir ás ruas: “.é hora de trabalhador e juventude irem para a rua para aprofundar as mudanças, enfrentar a direita e empurrar o governo para a esquerda...”
Experiente, Lula percebeu, que o movimento não se resumiria aquele ato, aqueles manifestantes, não usavam bandeiras e sua palavra de ordem era o hino nacional, a “massa” era composta por praticamente 80,0% da juventude (14-35 anos). E assim o companheiro conclamou os movimentos sociais, para que não ficasse a distancia do novo que estava a acontecer na esperança que seus lideres na sua imensa maioria de centro esquerda consegui-se assumir a liderança de um movimento que nascia sem lideres e com ojeriza a partidos políticos,
E em João Pessoa, não foi muito diferente, já que, o passe livre oferecido pelo prefeito foi bem antes, promessa de campanha. A solicitação presidencial, só foi atendida pelo prefeito sobre pressão, um dia antes da manifestação, contribuindo, não só, para a nova onda de manifestação, como, para um novo estágio de participação e de consciência da população. 
O fato é que era o “novo que surgia do velho”, uma manifestação onde 63,0% dos manifestantes têm abaixo de 29 anos e apenas 19,0% possuíam mais de 40 anos, portanto, jovens, "filhos" de um sistema democrático que encheu as gerações anteriores de promessas, mas não as cumpriu, e que hoje sai às ruas para cobrar num com dimensão ainda não calculada, um movimento que dificilmente será reorientando para luta de partidos, podendo, ganhar inclusive algumas conotações de luta de classe.
Mas, como pensam estes filhos deste sistema democrático? Perguntaria um dos políticos dos velho-novos tempos? E a resposta é sim, não só pensam como são positivos e cheios de perseveranças. Vejamos o que falam na pesquisa IBOPE: dos 2002 entrevistados pelo IBOPE 95,0% confirmaram interesse por política, sendo que 61,0% afirmaram ter muito interesse, e 28,0% interesse médio e 6,0% pouco interesse, apenas 5,0% não responderam ter nenhum interesse. Quando indagados sobre se acreditavam que suas reivindicações serão atendidas 95,0% afirmaram acreditar. No entanto, quando responderam se achavam representados pelos partidos políticos 89,0% responderam que não.
Com perfil de centralizadora e sem o carisma necessário para conduzir o governo em meio a uma turbulência econômica e com a inflação a bater à porta, o que poderá levar a perda total da sua credibilidade, bombardeada constantemente pelo o escândalo do mensalão, ainda sem solução. E com um governo moldado em técnicas de propaganda, também, em cheque no momento, a presidente Dilma, que ainda tem o agravo de esta se distanciando dia a dia da classe média, principal componente das manifestações, que levaram as ruas em dez dias (17 a 27/06), que segundo G1, mais de um milhão e quatrocentos mil manifestantes, E agora durante a Semana da pátria (7 de setembro), mais uma vez, mais de um milhão de pessoas de volta as ruas, terá condições de segurar as rédeas e conduzir o Brasil para as mudanças necessárias?
A resposta acredito que, também, é sim. A Presidente Republica Dilma Rousseff, diante da sua prioridade para com as minorias sócias, principalmente para os em vulnerabilidade, com políticas e programas sociais, como a bolsa família, porém, com deficiência nos serviços públicos essências, principalmente, no que se refere aos caos que se encontra a saúde; a educação, mesmo, já iniciando uma ascendência; o transporte público; e a segurança publica e Defesa Social. E mesmo diante de uma situação, que vem em decorrência das políticas neoliberais dos sucessivos governos até ao atual, com certeza terá a sustentação do segmento social mais pobre e da maioria das lideranças dos movimentos socais atuais, inclusive, das muitas organizações aparelhadas principalmente, junto à classe trabalhadora.
E tem mais, se fosse menos arrogante e mais popular, lembraria a Evita Perón. O fato é que foi escolhida pela sua força de resistência e capacidade de superar situações adversas, a exemplo do que lhe aconteceu quando da sua militância contra a ditadura militar que resultou em sua prisão e tortura, portanto, para Lula que a fez presidente, seu objetivo era fazer as reformas necessárias e preparar seu retorno.
No entanto para que tudo transcorra com forme planejado pelo staff do velho PT, ou seja, reformas a serem implantadas em oito anos e de forma negociadas com uma correlação de força adversa aconteçam em quatro, e sobre pressão popular, contrario a resistência da classe política mais conservadora voltada para os interesses de grupos, a exemplo da Reforma Política, bem como, de segmentos da sociedade corporativistas que perderão vantagens e privilégios, como os médicos, será necessário que as manifestações não se finde nos primeiros acenos, mas, que sejam pacificas, continuas e crescentes.
È possível que nos próximos meses, através das ações da presidente Dilma, principalmente junto ao Congresso Nacional, possa vir a nos lembra de outra grande líder mundial, a ex-primeira ministra da Inglaterra, Margareth Thatcher, não com a musa máxima dos neoliberais, doutrina econômica que foi festejada pelas elites econômicas mundiais. Mas, sim pelo título a ela destinado pela imprensa do mundo: A dama de Ferro”.
Em fim, são muitas reivindicações, com mensagens que vão desde cartazes contra a PEC 37 estendido por uma criança que ganhou as TVs brasileiras e mundiais, e que foi derrotado na Câmara Federal, outro sinal da força das manifestações; até a corrupção e descaso com a população, como o pequeno cartaz que vi na pequena manifestação realizada no Município de Cabedelo e que descreve bem o que foi e que está sendo esta onda de manifestações: “NÃO SE TRATA DE CENTAVOS MAIS DE DIRETOS“... 

JAEMIO CARNEIRO
Presidente do IPOP e Consultor da ADESPB





IPOP
Instituto  de  Pesquisa
de   Opinião Publica
 Cabedelo - PB

Setembro/2013

1.0 - Apresentação




O IPOPInstituto de Pesquisa de Opinião Publica, aplicou no período de 29,30,31 de Agosto do ano em curso 450 questionários em 11 localidades do Município de Cabedelo-PB, possibilitando uma amostragem de 1,23% do eleitorado que soma aproximadamente 36..623eleitores.   

As pesquisas foram realizadas de forma independente, com 19 questões. sendo uma subjetivas e dezoito objetiva.

 A pesquisa é de responsabilidade do IPOP  Instituto de Pesquisa de Opinião Publica para uso exclusivo interno não podendo ser divulgada, sem que, seja comunicada a empresa que a efetivou.

Cabedelo, 02 de setembro  de 2013


Jaemio F.Carneiro
Coord. Geral
 


2.0 - Método/Metodologia
O questionário aplicado era predominante sistemático e padronizados limitavam-se praticamente a questões e respostas pré-estabelecidas objetivas, exceto, uma questão que foi  subjetivas/espontâneas e foram apresentados a todas as pessoas exatamente com os mesmos conteúdos e na mesma ordem.
A coleta foi efetivada com base na estratificação por local da moradia levando em consideração as principais comunidades do município (bairros, comunidades e vilas), bem como, as suas principais ruas com visitas, porta a porta e cotas próximas da real distribuição geográfica da população eleitoral.
A amostra de 450 entrevistas ou seja estabelecido a mais do Plano Inicial da Pesquisa, distribuídos conforme localidades fornecida pelo Contratante.
A estratificação levou em consideração a distribuição geográfica da população  eleitoral ou seja ,,no que se refere a estratificação por sexo e faixa etária do eleitorado, não foi possível a rigorosidade por falta de informações mais precisas, no entanto a aplicação do questionário atenda a cotas aproximadas da realidade.
A equipe foi composta por 04 (quatro) coletores, sendo um coordenador de campo, dois tabuladores, sendo um manual e um para computação gráfica, além do coordenador geral. 
A margem de erro tendo em vista as situações já observadas, esta entre uma média de 3,0% para cima ou para baixo.


             1.0-Sexo


Masculino Feminino Total
Camboinha I, II e III 10 10 20
Camalaú 34 36 70
Centro 38 42 80
Intermares 30 30 60
Jardim Manguinho 15 15 30
Jacaré 15 15 30
Jardim Brasilia 10 10 20
Monte Castelo 10 10 20
Poço 15 15 30
Renascer  24 26 50
Recanto do Poço 20 20 40
Total 221 229 450
% 49% 51% 100%

                        2.0-Faixa Etária






16 a 17 18 a 24 25 a 34 35 a 49 50 a 64 mais 65 Total
Camboinha I, II e III 1 9 7 1 2 0 20
Camalaú 1 6 24 25 12 2 70
Centro 3 16 27 32 1 1 80
Intermares 6 10 19 17 6 2 60
Jardim Manguinho 4 3 6 9 8 0 30
Jacaré 2 8 4 8 8 0 30
Jardim Brasilia 2 4 5 3 4 2 20
Monte Castelo 1 4 6 2 6 1 20
Poço 1 2 4 9 12 2 30
Renascer  2 12 24 9 3 0 50
Recanto do Poço 2 11 9 13 5 0 40
Total 25 85 135 128 67 10 450
% 6% 19% 30% 28% 15% 2% 100%


                        3.0-Grau de Estudo





Analfabeto Ens.Fundamental Ens.Médio Superior Pos Grad. Total
Camboinha I, II e III 1 9 7 2 1 20
Camalaú 4 18 42 6 0 70
Centro 8 22 36 10 4 80
Intermares 0 9 18 33 0 60
Jardim Manguinho 4 18 5 3 0 30
Jacaré 4 5 19 2 0 30
Jardim Brasilia 2 8 5 3 2 20
Monte Castelo 1 9 7 2 1 20
Poço 1 6 14 8 1 30
Renascer  6 18 23 3 0 50
Recanto do Poço 3 12 23 2 0 40
Total 34 134 199 74 9 450
% 8% 30% 44% 16% 2% 100%


                                             4.0-Como você avalia a Administração do Governo Federal?                             





Péssima Ruim Regular Boa Excelente Total
Camboinha I, II e III 11 3 3 2 1 20
Camalaú 23 27 15 4 1 70
Centro 38 6 26 8 2 80
Intermares 12 14 26 8 0 60
Jardim Manguinho 10 8 6 6 0 30
Jacaré 9 11 7 3 0 30
Jardim Brasilia 6 0 6 4 4 20
Monte Castelo 9 0 3 5 3 20
Poço 12 2 11 4 1 30
Renascer  12 12 12 12 2 50
Recanto do Poço 16 8 12 4 0 40
Total 158 91 127 60 14 450
% 35% 20% 28% 14% 3% 100%
 
                                                                                                                                     5.0-Como você avalia a Administração do Governo Estadual?    Ricardo                         








Pessima Ruim Regular Boa Excelente Total
Camboinha I, II e III 9 6 3 1 1 20
Camalaú 12 26 19 13 0 70
Centro 51 3 22 2 2 80
Intermares 30 2 26 2 0 60
Jardim Manguinho 10 8 6 6 0 30
Jacaré 6 8 14 2 0 30
Jardim Brasilia 9 0 8 3 0 20
Monte Castelo 2 6 8 4 0 20
Poço 11 9 8 2 0 30
Renascer  31 13 6 0 0 50
Recanto do Poço 22 6 12 0 0 40
Total 193 87 132 35 3 450
% 43% 19% 29% 8% 1% 100%












                                                                                                                                     6.0-Como você avalia a Administração do Governo Municipal?    Luceninha            








Péssima Ruim Regular Boa Excelente Total
Camboinha I, II e III 11 4 3 2 0 20
Camalaú 20 24 18 8 0 70
Centro 66 6 4 2 2 80
Intermares 30 8 20 2 0 60
Jardim Manguinho 10 8 4 8 0 30
Jacaré 18 6 4 2 0 30
Jardim Brasilia 9 1 8 2 0 20
Monte Castelo 12 2 2 4 0 20
Poço 10 8 6 2 4 30
Renascer  39 5 6 0 0 50
Recanto do Poço 27 9 3 1 0 40
Total 252 81 78 33 6 450
% 56% 18% 17% 7% 2% 100%

















                                                                                                                                                                                                7.0-Você se sente representado pelos partidos políticos?                Qual?                                                                           

















sim Não Total PT PSB N. Sabe N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 0 20 20 o o o o o
Camalaú 0 70 70 0 0 0 0 0
Centro 2 78 80 2 0 0 0 2
Intermares 1 59 60 0 0 0 1 1
Jardim Manguinho 0 30 30 0 0 0 0 0
Jacaré 0 30 30 0 0 0 0 0
Jardim Brasilia 0 20 20 0 0 0 0 0
Monte Castelo 0 20 20 0 0 0 0 0
Poço 0 30 30 0 0 0 0 0
Renascer  0 50 50 0 0 0 0 0
Recanto do Poço 0 40 40 0 0 0 0 0
Total 3 447 450 2 0 0 1 3
% 1% 99% 100% 67% 0% 0% 33% 100%











                                                                                                                                                                                       8.0-Você se sente representado pelos Vereadores?             Qual?

















sim Não Total Jaqueline Graça Jonas Reinaldo N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 1 19 20 0 0 0 o 1 1
Camalaú 2 68 70 0 0 0 o 2 2
Centro 3 77 80 1 1 1 o 0 3
Intermares 1 59 60 0 0 0 o 1 1
Jardim Manguinho 0 30 30 0 0 0 o 0 0
Jacaré 0 30 30 0 0 0 o 0 0
Jardim Brasilia 0 20 20 0 0 0 o 0 0
Monte Castelo 0 20 20 0 0 0 o 0 0
Poço 0 30 30 0 0 0 0 0 0
Renascer  2 48 50 0 0 0 1 1 2
Recanto do Poço 0 40 40 0 0 0 0 0 0
Total 9 441 450 1 1 1 1 5 9
% 2% 98% 100% 11% 11% 11% 11% 56% 100%












                                                                                                                                                        9.0-Você votaria no mesmo candidato que votou nas eleições passadas?                                        







sim Não Talvez N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 3 14 2 1 20
Camalaú 12 39 17 2 70
Centro 27 33 12 8 80
Intermares 2 58 0 0 60
Jardim Manguinho 1 27 1 1 30
Jacaré 1 24 3 2 30
Jardim Brasilia 1 15 3 1 20
Monte Castelo 2 18 0 0 20
Poço 2 25 1 2 30
Renascer  2 43 3 2 50
Recanto do Poço 2 27 5 6 40
Total 55 323 47 25 450
% 12% 72% 10% 6% 100%











                                                                                                                                                                                                                                                                                     10.0-Você acha correto que o Prefeito de Cabedelo ganhe o mesmo salário do prefeito de São Paulo ?












sim Não N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 0 18 0 20
Camalaú 2 66 2 70
Centro 3 75 2 80
Intermares 0 60 0 60
Jardim Manguinho 0 29 1 30
Jacaré 0 30 0 30
Jardim Brasilia 0 20 0 20
Monte Castelo 0 19 1 20
Poço 0 29 1 30
Renascer  1 46 3 50
Recanto do Poço 0 40 0 40
Total 6 432 10 450
% 1% 97% 2% 100%












                                                                                                                            11.0-Você sabe quanto é a arrecadação do seu Município?                                        




sim Não N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 4 16 0 20
Camalaú 6 63 1 70
Centro 21 57 2 80
Intermares 13 47 0 60
Jardim Manguinho 3 27 0 30
Jacaré 1 29 0 30
Jardim Brasilia 1 19 0 20
Monte Castelo 1 19 0 20
Poço 3 25 2 30
Renascer  2 48 0 50
Recanto do Poço 3 37 0 40
Total 58 387 5 450
% 13% 86% 1% 100%







                                                                                                                                                            12.0-Você gostaria de decidir sobre onde aplicar os recursos do  seu Município?                                        

















sim Não N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 19 0 1 20
Camalaú 35 6 29 70
Centro 77 1 2 80
Intermares 60 0 0 60
Jardim Manguinho 22 2 6 30
Jacaré 23 4 3 30
Jardim Brasilia 18 1 1 20
Monte Castelo 20 0 0 20
Poço 29 0 1 30
Renascer  47 2 1 50
Recanto do Poço 37 2 1 40
Total 387 18 45 450
% 86% 4% 10% 100%















13.0 Você é a favor do transporte de Coque, Combustível  e Cimento?





















De todos Só Combustível Só Cimento Só Coque De nenhum deles Total
Camboinha I, II e III 1 7 8 2 2 20
Camalaú 44 10 4 6 6 70
Centro 44 24 6 2 4 80
Intermares 6 26 8 6 14 60
Jardim Manguinho 2 11 8 3 6 30
Jacaré 4 5 8 11 2 30
Jardim Brasilia 3 6 2 4 5 20
Monte Castelo 2 6 2 2 8 20
Poço 9 9 4 3 5 30
Renascer  31 11 3 3 2 50
Recanto do Poço 1 35 1 3 0 40
Total 147 150 54 45 54 450
% 33% 34% 11% 10% 12% 100%































                                                                                                                                                                                          14.0-Você apoia as manifestações públicas que estão acontecendo no Brasil e em Cabedelo?                                        
















sim Não N. Respondeu Total
Camboinha I, II e III 20 0 0 20
Camalaú 68 1 1 70
Centro 76 1 3 80
Intermares 60 0 0 60
Jardim Manguinho 29 0 1 30
Jacaré 28 1 1 30
Jardim Brasilia 20 0 0 20
Monte Castelo 20 0 0 20
Poço 30 0 0 30
Renascer  47 2 1 50
Recanto do Poço 38 1 12 40
Total 436 6 19 450
% 95% 1% 4% 100%
















15.0 -Quais os principais problemas de Cabedelo, Hoje para Você?






Lixo Pavimentação Saude Educação Saneamento Desemprego Tudo Pol. Coque Dupli. Br Tirar Ladrões Pref. Total
Camboinha I, II e III 6 2 2 6 0 0 0 0 0 0 20
Camalaú 12 8 3 23 2 0 12 4 2 4 70
Centro 18 10 19 16 2 0 6 4 2 3 80
Intermares 0 32 20 6 0 0 2 0 0 0 60
Jardim Manguinho 0 9 12 9 0 0 0 0 0 0 30
Jacaré 0 0 22 8 0 0 0 0 0 0 30
Jardim Brasilia 2 10 3 1 0 0 2 2 0 0 20
Monte Castelo 5 3 8 1 0 0 1 2 0 0 20
Poço 9 6 7 4 2 0 2 0 0 0 30
Renascer  12 0 22 4 0 6 5 1 0 0 50
Recanto do Poço 0 3 30 7 0 0 0 0 0 0 40
Total 64 83 148 85 6 6 30 13 4 7 450
% 14% 19% 33% 19% 1% 1% 7% 3% 1% 2% 100%






































16.0-Qual dessas ações você associa ao Ministério Público?

















Ens. Jovens e Adult. Celebrar Cultos Relig. Defender direitos cidadão Defender interess. Politicos Outras ações N. respondeu Total
Camboinha I, II e III 0 0 6 0 8 6 20
Camalaú 0 0 58 2 6 4 70
Centro 12 0 53 4 3 8 80
Intermares 2 1 42 6 3 6 60
Jardim Manguinho 6 0 8 3 3 6 30
Jacaré 2 0 10 3 3 8 30
Jardim Brasilia 2 0 14 0 2 2 20
Monte Castelo 1 1 6 4 1 7 20
Poço 8 0 18 2 2 0 30
Renascer  5 1 15 3 8 18 50
Recanto do Poço 14 0 28 4 4 0 40
Total 52 3 258 31 43 65 450
% 11% 1% 57% 7% 10% 14% 100%












                                                                                                                                    17.0-Você já ouviu falar sobre Ação Popular e ou Ação Civil Publica da Obrigação de fazer?













Sim Não Talvez Não Respondeu Total
Camboinha I, II e III 2 18 0 0 20
Camalaú 2 51 2 15 70
Centro 4 72 2 2 80
Intermares 6 47 4 3 60
Jardim Manguinho 0 26 2 2 30
Jacaré 1 29 0 0 30
Jardim Brasilia 4 8 4 4 20
Monte Castelo 0 20 0 0 20
Poço 2 28 0 2 30
Renascer  0 46 1 3 50
Recanto do Poço 1 37 1 1 40
Total 22 382 16 32 450
% 5% 84% 4% 7% 100%






                                                                                                                                                              18.0-Você apoiaria uma ação judicial para obrigar a prefeitura instalar abrigos nas paradas de ônibus?















Sim Não Talvez Não Respondeu Total
Camboinha I, II e III 1 0 0 1 2
Camalaú 2 0 0 0 2
Centro 3 0 1 0 4
Intermares 5 0 0 1 6
Jardim Manguinho 0 0 0 0 0
Jacaré 1 0 0 0 1
Jardim Brasilia 3 0 0 1 4
Monte Castelo 0 0 0 0 0
Poço 2 0 0 0 2
Renascer  0 0 0 0 0
Recanto do Poço 1 0 0 0 1
Total 18 0 1 3 22
% 82% 0% 4% 14% 100%







                                                                    19.0-Você tem acesso a internet?








Sim Não Total
Camboinha I, II e III 17 3 20
Camalaú 55 15 70
Centro 59 21 80
Intermares 54 6 60
Jardim Manguinho 16 14 30
Jacaré 6 24 30
Jardim Brasilia 12 8 20
Monte Castelo 10 10 20
Poço 27 3 30
Renascer  42 8 50
Recanto do Poço 26 14 40
Total 324 126 450
% 72% 28% 100%




















































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário