quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DEPUTADOS ATENDEM REDE DE ONGS APÓIANDO REIVINDICAÇÃO DA COMUNIDADE E DA PARÓQUIA DE CAMBOINHA, NA FORMA DE PROPOSITURAS QUE COBRAM URGÊNCIA, URGENTÍSSIMA, AO DNIT NAS OBRAS DO “CONTORNO DA MORTE” E DA REFORMA DA BR 230 TRECHO QUE LIGA JOÃO PESSOA CABEDELO


Os deputados estaduais visitados ontem pela comitiva da REDE de ONGs SOS Cabedelo, Domiciano Cabral e Jutay Menezes apresentaram Requerimentos que deverão ser votados em plenário da Assembléia Legislativa, hoje (10/10), cobrando urgência, urgentíssima, ao DNIT de solução para o “Contorno da Morte” onde já morreram 14 pessoas, localizado no Km 3,5 da BR 230 no Municipio de Cabedelo.
Segundo, o professor Carneiro, o teor completo dos requerimentos e seus respectivos protocolos, só serão conhecidos hoje, quando da votação em plenário pelos deputados, aprovação esta, que será acompanhada pela Rede de ONGs de Cabedelo.
Já Manuel Fernandes, representante do Movimento Popular Socialista, ressaltou, que hoje será visitados mais dois parlamentares da Casa Epitácio Pessoa, os deputados, Trocolli Junior e Lindolfo Pires.  
Rede de ONGs: Só faltam duas assinaturas para a entrega da carta aberta aos vereadores solicitando Sessão Especial para debater a atuação da administração pública nestes 300 dias de governo
Na reta final, e só faltando duas assinaturas para complementar as 16 entidades que fazem parte da Rede de ONGs SOS Cabedelo e do colegiado do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais de Cabedelo, os quais representam uma articulação que envolve com mais de 30 instituições não governamentais e diversos movimentos populares, o responsável pela coleta de assinaturas, o líder comunitário, Moises de Oliveira garantiu que hoje encerra a coleta e que amanhã será entregue.
Após assinada pelas duas últimas instituições, a carta aberta será entregue, aos vereadores que compareceram a manifestação da AMI em Intermares por melhorias para o bairro, conforme, ficou acertado entre representações e legisladores presentes ao protesto de Intermares, ou seja, aqueles que residem no bairro: Junior Datele, José Pereira e Antonio Moarcy.


OUTUBRO VERMELHO: CABEDELO
ACICA, FENGAES, ASMORE E A REDE SOS CABEDELO VOLTARAM A CRITICAR O PREFEITO LUCENINHA: “NÃO SE PODE VENDER UMA CIDADE PARA SE ELEGER... ATÉ QUANDO”?
O presidente da Associação dos Moradores do Renascer em entrevista a um meio de comunicação digital denunciou a perda de áreas públicas para a iniciativa privada, a exemplo da última transação, que nas palavras do próprio prefeito, “o cofre da Prefeitura obteve um lucro de R$ 73.381,10 que foi a diferença entre o valor do terreno e o da obra” é confirmada, mas como ganho e não perda. O que discorda o representante maior da ASMORE: “Já perdemos a nossa área verde para a iniciativa privada. Uma rua de nosso patrimônio para as lojas Maias, outra para o São Braz, agora, para a Projecta. O terreno desafetado do domínio público para o privado pela lei que permitiu a permuta era publico e pertencente ao patrimônio daquele distrito e, no futuro, poderia servir para a construção da praça da comunidade”.
Já, o presidente da ACICA, Ernesto Filho ao comentar a denuncia da ASMORE ressaltou: Não se urbaniza uma cidade trocando uma rua por uma praça. Desafetar uma rua é ilegal e não se pode simplesmente fechar uma rua sem considerar um projeto de mobilidade urbana. Lamentável que os gestores de Cabedelo passem a "doar" ruas e praças depois de doarem quase todos os terrenos públicos e até mesmo áreas de preservação ambiental....Quando pensamos que as coisas estão ruim com um gestor que sai, nos surpreendemos que as coisas ainda podem piorar com outro que entra...Me pergunto onde fica o conceito de sensibilidade do prefeito Lucena perante o povo...Será que se pode ser sensível a um povo dilapidando o patrimônio dele....Não se pode vender uma cidade para se eleger....Até quando???
O professor Jaêmio Carneiro, representante da Federação das Entidades não Governamentais do Estado da Paraíba, ressaltou: “Se não mim falha a memória, em menos de um ano, nós perdemos duas ruas (Lojas Maia e São Braz), uma praça (Projecta), uma área verde e uma área de preservação, está última, foi sentenciada pela juíza da 3ª Vara a sua recuperação, e que estamos vendo é o incentivo a sua ocupação. Um local perigoso, não só pelo o fato de ter já sido já o deposito de lixo ilegal da cidade, portanto sujeito a pestes, doenças, etc. Mas, principalmente por ter no seu subsolo a fomentação do gás, o que poderá no futuro tornar o assentamento, como hoje é chamado por orientação do pastor local e omissão do poder público, na trágica Vila do Socó”.
E continuou: “Mas, não se resume apenas, a perda de bem imóveis, recentemente, tivemos, se também, não mim falha a memora, o primeiro leilão de Cabedelo e foram 35 bens moveis, entre eles, três de grande importância para um município como o nosso, ou seja, Retoescavadeira, Motoniveladora e Caminhoneta Bandeirante, e tudo com as velhas desculpas de sempre são velhos, não existe peças, vamos repor novos e assim iremos economizar e etc. No entanto, a maioria deles foram fabricados entre os anos de 205 e 2009.Vejamos dos 35 ‘vendidos’, quantos serão repostos com os recursos que foram angariados, e quantos serão adquiridos com recursos próprios?” finalizou, carneiro, cedendo uma parte para a Rede SOS Cabedelo.
A fisioterapeuta, Darloza Braga, representante da REDE ressaltou: “O fato é que se o andar da carruagem continuar o mesmo, a tendência será a ‘compra’ triplicada de inseticidas, que não se viu ser usado, pois, passou o inverno, momento critico, e não vimos se quer um carro fumaçê. Outro fato é que também, não resultou na CPI do Inseto divulgada pelos meios de comunicação digitais. “Ou ainda”, reafirmou, no próximo 7 de setembro a prefeitura irá alugar 200 ônibus e um palco pelo dobro do valor que se um constrói um outro”, finalizou. Darloza.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário