sábado, 22 de fevereiro de 2014

Rede de ONGs: FETASP e FENGAES elaboram Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer contra o DNIT objetivando o fim do Contorno da Morte onde já morreram 14 pessoas nos últimos 2 anos

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba - FETASP, Fernando Borges confirmou após reunião realizada com representante da Rede de ONGs SOS Cabedelo, o ex presidente da FENGAES, o professor Jaemio Carneiro, parceria com a Federação das Entidades não Governamentais do Estado da Paraíba - FENGAES na elaboração de uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer contra o DENIT objetivando o fim do “contorno da morte”, onde já faleceram 14 pessoas e diversas ficam feridas em acidentes ocasionados por ausência de faixa de segurança, já solicitada por diversas vezes, inclusive, por proposituras parlamentares aprovadas por unanimidade na Assembléia Legislativa e até o presente não foi tomada providencias, o que levou recentemente, a mais um acidente envolvendo uma moto com pai e filha, ambos moradores do Bairro de Camboinha II, onde o localizar-se o criminoso contorno, ou seja, no Km 3,5 da BR 230 no Município de Cabedelo.
“Minhas origens estão em Cabedelo não poderia jamais deixar de participar de uma ação que venha proporcionar o bem a minha cidade e a melhoria da qualidade de vida do povo cabedelense.” Finalizou Fernando Borges, presidente da FETASP.
Já o professor Carneiro, porta voz da REDE explicou que a parceria da FETASP com a FENGAES se dá em razão da Rede de ONGs SOS Cabedelo, não ser uma pessoa jurídica, e sim, uma articulação que envolve 18 organizações não governamentais. Carneiro lembrou ainda que, além das solicitações formais e informais para que o DNIT solucionar-se a problemática foram realizadas diversas manifestações publicas no contorno, nas quais sempre esteve presente a Guarda Municipal e Policia Federal Rodoviária para garantir a segurança no local.”É uma pena que tenhamos que utilizar de um instrumento jurídico para garantir a segurança dos que trafegam pela localidade”, ressaltou o professor, que finalizou exaltando a parceria que segundo o mesmo poderá ir bem mais além, e a possibilidade de uma ação criminal contra o órgão federal.
“Contorno da Morte”, agora, também, está sendo chamado de contorno do assalto a mão armada. Afirma Rede de ONGs SOS Cabedelo
Foram 2 assaltos a mão armada com seqüestro de uma das motos nos últimos cinco dias, e todos a luz do dia. Os assaltos foram realizados na segunda e quarta feira (17 e 19/02), sendo que o último aconteceu entre 11h00 e 12h00, quando, o motoqueiro fazia o giro no “contorno da morte”, agora, também o “contorno do assalto”, com destino a sua residência.
Segundo, o porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, professor Carneiro, o modo operante dos assaltantes é muito simples: fingem que vão atravessar a BR e quando o motoqueiro reduz a velocidade os bandidos sacam das armas rendem o motoqueiro e tomam a moto, com aconteceu no primeiro assalto, quando deixaram o condutor apenas de cuecas, levando a farda do trabalho do mesmo. “O mais agravante, segundo o professor é que tudo isto acontece a menos de 500 metros da 4ª Cia de Policia Militar, eles estão cada vez mais audaciosos” ressaltou Carneiro.
O último não foi consumado porque foi efetivado por apensa um assaltante, quando foi dada a voz de assalto, o motoqueiro que era filho de um pastor local acelerou sua moto deixando para traz o assaltante, que o tinha abordado distante o suficiente para que a vítima tivesse condição de fugir.
A rede de ONGs deverá elaborar expediente a Policia Militar solicitando, que o setor de inteligência possa agir e assim evitar no futuro novos assaltos. “Agora que nos temos um setor de inteligência na PM, acredito que com infiltrações a policia poderá antecipasse aos assaltantes e traficantes”, finalizou o professor Carneiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário