quarta-feira, 3 de outubro de 2018

CABEDELO: JUVENTUDE SE REÚNE EM FÓRUM ESCOLHE DIREÇÃO PARA O MOVIMENTO, APROVA MANIFESTO E QUATRO PROJETOS DE LEI


CABEDELO: JUVENTUDE SE REÚNE EM
FÓRUM ESCOLHE DIREÇÃO PARA O MOVIMENTO, APROVA MANIFESTO E QUATRO PROJETOS DE LEI

Fórum de Politicas Públicas de para/com a Juventude de Cabedelo, promovido por uma parceria entre Rede de ONGs e a Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer foi além da expectativa com participação dos 22 delegados escolhidos nos bairros e quatro naturais, além da presença SEJEL e do Poder Legislativo Municipal, e do Conselho Estadual da Juventude.
De fato foi um sucesso absoluto o Fórum de Politicas Públicas daJuventude de Cabedelo, não só, pela participação expressiva de representantes, ou seja, delegados dos bairros locais delimitados por três áreas geográficas, e que somaram 25 jovens e um representante da REDE, como entidade que realizou a última Conferencia Municipal na qual foram eleitos delegados para a Conferencia Estadual e conseguiram eleger da delegação de Cabedelo representante para a delegação estadual junto a Conferência Nacional que aconteceu em Brasília.
A abertura Oficial marcada para 9h50, só veio acontecer as 10h10 tendo em vista, do coro para a realização do evento, que era de 2/3, ou seja, 18 delegados, quando a mesa diretora foi instalada.
Após a falação da articulação que possibilitou a realização do fórum, que teve inicio pelo professor Jaêmio Carneiro que fez um breve pronunciamento sobre o fórum anterior e saudou aos presentes, e da secretaria executiva da SEJEL, Priscila Gomes, que falou sobre a situação da juventude e seus direitos, o vereador Evilásio Cavalcanti saudou em nome do Poder Legislativo os presentes e explanou o  seu papel junto ao poder Legislativo prontificando-se em  ser mais um da articulação presente no plenário da Câmara Municipal.
Encerrando a solenidade de abertura, os delegados natos, Fabio Alcântara (Fabinho), Junior Ribeiro e Kassio Ferreira usaram a tribuna.
Uma mesa redonda com as autoridades presentes foi instalada para debater a os Direitos da Juventude, que teve a participação da plenária de forma efetiva.
Após os debates, o professor Carneiro da REDE, apresentou os documentos que foram elaborados por quatro mãos (4 projetos de lei e o manifesto), que foram aprovados após debatidos alguns destaques.

Direção do Movimento foi eleita
Após os debates e a aprovação dos documentos, por unanimidade dos 26 delegados dos 27 previstos, quando da ampliação solicitada pela Associação Comunitária de Jardim Brasília elegeram uma coordenação que ficou composta pelos jovens: Kassio Ferreira, Fabio Lopes (Fabinho), Junior Ribeiro, Rayane Vasconcelos, Igor Souza, Amanda Silva, Marlon Rodrigues, Filipe Macário, e Mariana carneiro, além de como representante da Rede de ONGs que dará acessória e temporária, o professor Carneiro, responsável pela direção da última Conferencia Municipal da Juventude que resultou no PLANO Municipal apresentado e aprovado pelo plenário do atual fórum.      

Minutas de Projetos de Lei
Outro aspecto que confere o sucesso foi sem duvida o nível dos documentos aprovados durante o fórum, a exemplo de minutas de quatro Projetos de Lei que vem instituir: o Fundo Municipal de Juventude; Plano Municipal de Juventude; Fórum Politicas Publicas de para/com Juventude; e Adote um Bicicletário.

Manifesto é lançado com
Intitulado “A Cabedelo que nos queremos”, o manifesto aprovado pelo fórum da juventude inicia fazendo uma analise de conjuntura onde os investimentos sociais estão congelados por 20 anos. Conclama a sociedade civil organizada, organizações não governamentais, iniciativa privada, políticos e principalmente, os jovens a se mobilizarem em defesa da Juventude sob pena das condições se tornarem mais criticas e irreversíveis.
O manifesto cita o fato de que são jovens 15 a 29 anos o seguimento da sociedade onde se encontra os maiores números de ocorrências dos principais problemas atuais, ou seja, é nesta faixa etária onde se encontram os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas, os maiores índices e acidentes de transito, e principalmente, os que entram para a criminalidade.    
Entre as 27 reivindicações do Manifesto estão: A reativação do Conselho Municipal de Juventude, a Instituição do Fundo Municipal de Juventude, a criação do Orçamento Participativo Jovem, a criação de verdadeiro Centro de Referencia da Juventude, e a construção de programas que gerem emprego e renda.
Por fim, o manifesto enfatiza que as 27 reivindicações representam apenas uma parte do que os jovens têm direito, e conclamam as autoridades competentes, entre elas, o Ministério Público, o Poder Legislativo e o Poder Executivo, bem como, autoridades estaduais e federais que garantam à execução das politicas apresentadas e outras que surgirá garantido assim à reparação dos processos históricos de discriminação exclusão, e violência que os jovens cabedelenses estiveram submetidos nas últimas décadas.
Uma nova reunião desta vez com os nove membros da coordenação para avaliar o encaminhamento das politicas publicas apresentadas ao Poder Legislativo, e os encaminhamentos para a nova faze do movimento, que se intitula: Jovens em Ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Rede de ONGs SOS Cabedelo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário