terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Rede SOS Mulher apresenta a Rede de ONGs matéria de mais de 550 estupros

Rede SOS Mulher apresenta a Rede de ONGs matéria do Centro 8 de Março no qual registra mais de 550 estupros entre 2010 e 2015

(Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
66,7% dos estupros oficiais foram contra crianças e adolescentes, e 70% dos casos foram praticados
 por pessoas da família (pais, padrastos, irmãos,
 primos, além de amigos próximos da família).
A coordenadora da Rede SOS Mulher, a fisioterapeuta Darloza Braga em reunião da Rede de ONGs SOS Cabedelo, distribuiu coma as ONGs presentes cópia de matéria jornalística publicada pelo G1 – Paraíba  e realizada com o Centro da Mulher 8 de Março de João Pessoa, que acompanha mulheres vítimas de violência com auxílios, serviços e campanhas de proteção, no qual, alerta aos pais que devem ter atenção com comportamento de crianças tendo em vista que em menos de seis anos foram registados 550 estupros dos quais 66,7% foram com  crianças e adolescentes.
Segundo Darloza Braga o numero no estado de vitimas de estupros, infelizmente é bem maior do que os dados oficiais, que já são alarmantes, ou seja, a cada mês, sete estupros. “Uma parte significativa deixa de registrar a ocorrência por medo, vergonha, distancia para o registro do BO, são as principais razões” explicou Draloza, após a entrega de cópia de documento.

Os dados Oficiais
O levantamento feito pela ONG mostra que nestes seis anos, foram estupradas 189 mulheres adultas, 168 adolescentes de 13 a 17 anos e 199 crianças de até 12 anos. O G1 solicitou os dados registrados pela Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba (Sedes), mas, até o fechamento desta reportagem, a demanda não foi respondida.
Ainda segundo a ONG, em 2010 foram registrados 130 estupros, em 2011 ocorreram 104, em 2012 foram 108, em 2013 mais 98, no ano de 2014 ocorreram 71 casos e nos 11 primeiros meses de 2015 mais 45. Mesmo com a redução dos números aos longo dos, a coordenadora do Centro 8 de Março, Irene Marinheiro, acredita que os crimes podem estar voltando a ocorrer de maneira silenciosa, o que ser torna mais perigoso para as vítimas, além de dificultar o trabalho de combate.

Redução oficial da violência
 “O fato dos números terem reduzido não quer dizer que as mulheres estão deixando de ser violentadas, mas sim que os casos não estão sendo registrados. Muitas vezes as vítimas passam anos sofrendo os abusos e não denunciam por serem ameaças e pelo medo do preconceito que infelizmente ainda existe contra pessoas que sofrem abuso”, explica a coordenadora. Segundo o Centro 8 de Março, 70% dos casos de estupros são praticados por pessoas da família, sendo pais, padrastos, irmãos, primos, além de amigos próximos da família.

Caso recente
Um caso recente que reforça a informação do Centro 8 de Março foi denunciado em novembro do ano passado, quando um homem de 66 anos foi preso suspeito de estuprar a enteada de nove anos em Campina Grande. Em depoimento, à polícia, a criança contou que os abusos ocorriam desde o mês de dezembro de 2014.
Ainda no Sertão da Paraíba, dois homens, de 19 e 26 anos, foram presos suspeitos de terem invadido a casa de uma idosa de 80 anos, roubarem, estuprarem a vítima e depois matá-la, na cidade de Patos, no Sertão paraibano. O crime aconteceu no último dia 17 de janeiro e a dupla foi presa no dia 25 do mesmo mês, por força de manado de prisão preventiva. Os dois homens assumiram a autoria do crime no momento da prisão, segundo informou a Polícia Civil.

Comportamento das crianças
Pais devem observar comportamento de filhos, diz ONG
Os dados apresentados pelo Centro 8 de Março mostram que maior parte dos casos de estupros ocorrem contra crianças e adolescentes. Em muito casos as vítimas chegam a passar anos sofrendo o abuso em silêncio, de acordo com a ONG. A coordenadora Irene Marinheiro disse que os pais e até professores devem ficar atentos aos comportamentos das crianças e adolescentes e suspeitar quando elas apresentarem comportamento diferentes.
“Quando uma criança ou adolescente sofre abusos, o comportamento dela muda imediatamente. É preciso que os pais sempre fiquem atentos e desconfiem de comportamentos estranhos. Não há uma mudança específica, ela pode ficar agressiva com outras crianças, se isolar, ficam muito calada, com medo, pavor nos olhos. Em casos de crianças mais novas é interessante ter atenção com os desenhos que elas fazem, pois, geralmente essa é ferramenta de expressão mais usada por elas”, frisa Irene.

____________________________________________________

O TCE-PB suspendeu leis que permitem doação de terrenos públicos e mandou citar prefeito e o presidente da Câmara

Publicada no Diário Oficial do Tribunal de Contas do dia 10 de fevereiro, a decisão monocrática (Uma Medida Cautelar foi emitida pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba TCE-PB), objetivando suspender as leis nºs 1766/15 e 1778/15 que dizem respeito à doação de terrenos públicos.do Município de Cabedelo, por decisão do conselheiro substituto, Antônio Gomes Vieira Filho.

Além da suspenção das leis,  também foi determinada a realização de uma inspeção in loco das áreas públicas citadas nas Medidas Cautelares para verificar o estágio em que está o acordo e sua execução. A auditoria aponta irregularidades na execução destas legislações e incertezas nos valores dos imóveis em questão.

As respectivas leis autoriza a doação com encargos à construtora BRTEC LTDA – EPP de uma área pública localizada no Loteamento Jardim Jandira, Praia do Poço, com área total de 1.587,51 m². O terreno público, que foi avaliado em R$ 722.320,00, seria destinado à construção da sede da empresa. Como contrapartida, a empresa teria que realizar obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação na Rua Projetada 2, Bairro do Jacaré (prazo de 60 dias); recuperação e reforma de quadra poliesportiva da Campina da Vila (prazo de 90 dias); e urbanização da Av. Pastor José Alves de Oliveira, BR-230, (prazo de 180 dias).  

O termo de doação com encargos havia sido assinado em 22 de dezembro de 2015 e com a Medida Cautelar, o prosseguimento de qualquer ato decorrente das leis é impedido.

Um comentário:

  1. ‎Chico Maru Delima Maru‎ para Pierre Batista
    2 min ·
    Chico Maru Delima Maru
    ( CABEDELO ESPERA PÓ RENOVAÇÃO)
    ·
    Cabedelo dos eventos com os olhos onde se ver ao entra,na pequena e destemida de tudo onde os trunfos da historia e a satisfação, e mensa de se ver os sonhos, serem realizados onde se batã nas portas mas os ´pés se Carminha.no tempo onde o futuro já passou, onde rimas com ditados dos mas velhos onde se ouvia da sabedoria com a sua criação.e hoje aos risos dos que fazem de cabedelo está cidade.onde o prazer de passeá pelas ruas e ver gente amiga e outras só de vista, e com o tempo se vai tudo dos que se foram mas que na historia dessa cidade deixaram um legado pra os frutos serem colhidos.Mas cabedelo restrugir, onde estamos dando os passos no caminho certo, no caldeirão onde o sistema dita as regras mas tudo vamos vencer pó amor a está pequena cidade.Nas ruas do centro onde ainda se ouve a uma seresta,com violão ao vivo onde as musicas lembram os tempos bons e que ainda viram mas ainda cabedelo é está relinquição, onde todos possa ver e dizer sou paraibano da cidade de cabedelo. uma cidade dos amigos do mar.um ano de eleição onde vamos da com sabedoria a cabedelo o que cabedelo merece pó direito é ver está cidade como anos não ainda vimos mas tudo isso já está chegando ao fim.eita cidade boa.cabedelo te amamos.
    CurtirComentarCompartilhar
    CurtirComentar

    ResponderExcluir