sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

1º CONGRESSO DAS OPOSIÇÕES

 1º CONGRESSO DAS OPOSIÇÕES
pelas bases será proposto ao MDC pela Rede de ONGs SOS Cabedelo
Após um amplo debate dos três documentos elaborado pelo porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo, o ´professor Jaêmio Carneiro, sobre táticas e estratégias politicas eleitorais, com base no movimento das forças politicas eleitorais de Cabedelo, dos fatos políticos mais importantes e das pesquisas de monitoramento realizadas pelo IPOP em 2015, a REDE se definiu pela elaboração de um projeto a ser apresentado aos movimentos sociais e lideranças politicas oposicionistas visando a realização pelas bases do 1º CONGRESSO DAS OPOSIÇÕES para definição de um programa mínimo comum na forma de um pacto social com a sociedade cabedelense, para só então, definir a cabeça da chapa das oposições, que poderá acontecer ao fim da 1ª quinzena de março.

A participação da REDE no processo eleitoral
Segundo o professor Carneiro, não foi fácil às instituições e movimentos populares que participam da Rede de ONGs SOS Cabedelo definirem intervir no processo eleitoral. A princípio conscientes de que seu relacionamento com o Poder Público, após sucessivos acontecimentos políticos administrativos registrados contra os interesses do Município de Cabedelo e dos seus munícipes, além do descaso para com as soluções para as necessidades da cidade portuária e de sua população, assim como, da ausência da democratização da administração pública, a REDE descartou a relação de parceria com os poderes públicos, no caso mais especifico, com o Poder Executivo, e ao contrário de atuação em conjunto e de parceiros na produção de consensos a partir dos processos decisórios, optou em assumir uma postura de tensão no sentido de exercer controle e oposição aos parâmetros das “políticas” estabelecidos pelos poderes, condução esta estabelecida quando do 1º Encontro Municipal dos Movimentos Sociais (2011) e Populares de Cabedelo, bem como, referendado pelo 2º encontro (2013). “Assim diante do terrível quadro da gestão atual, porém é preciso se ter claro de sua força junto aos políticos tradicionais, o farto recursos financeiro e a estratégia eleitora que vem sendo adotada, a REDE resolveu participar ativamente das eleições municipais”. Explicou Carneiro

Os efeitos da corrupção:
Ainda segundo o professor Carneiro, as eleição deste ano terão características próprias do momento histórico que estamos vivenciando, “a corrupção esta sendo exposta e os envolvidos estão sendo processados e presos, é raríssimo na história mundial vê senador algemado, ministros, juízes, desembargadores, deputados e bilionários presos”. “Um exemplo semelhante só recordo-me da operação Mãos Limpas na década de 90 na Itália que teve investigados 6.059 pessoas, dentre eles 872 empresários, 1.978 administradores e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros”. E destacou: “Isto comprova que estamos passando alimpo o Brasil, agora temos que crer e cobrar”. Explicou o professor Carneiro.

A consciência eleitoral
O professor Carneiro, explicou que este momento repercutirá na forma de tomada de consciência eleitoral da população, não só, nos grandes centros, mas, com internet e as constantes noticias nos meios de comunicação, e guardando as devidas proporções a onda chegara aos interiores mais afastados, “essa eleição será diferente das últimas eleições, o feito do poder econômico será minimizado e a sabedoria popular maximizada”. E arrematou o professor Carneiro: “muitos irão pegar o dinheiro e não irão votar no corruptor, não que devam aceitar. Mas, quem não se lembra de que no passado o cidadão simples matava sua ultima cria para oferecer ao parlamentar que pela região passava, hoje se o politico quiser almoçar na região tem que pagar dez crias, é assim o processo de crescimento”.

Novas estratégias e táticas eleitorais
O porta voz da rede de ONGs SOS Cabedelo, ainda explicou: “Estamos às portas de um novo tempo, os partidos e políticos estão vivenciando o desgaste e o descredito é preciso novas abordagens, novas estratégias e táticas eleitorais, precisam atrair o eleitorado com verdades e ações de compromissos condizentes com o novo momento histórico. Não vejo outra forma se não o 1º CONGRESSO DAS OPOSIÇÕES” E arrematou: Não há mais espaço para reuniões de cúpula é preciso envolver a população e debater com ela os problemas e soluções, isto é que é ser vanguarda”. Explicou  Carneiro, que foi mais além: “Estamos às portas de um novo tempo, os partidos e políticos estão vivenciando o desgaste e o descredito é preciso novas abordagens, novas estratégias e táticas eleitorais, precisam atrair o eleitorado com verdades e ações de compromissos condizentes com o novo momento histórico”. E finalizou: Não vejo outra forma, se não, ou melhor sim, sim, o 1º CONGRESSO DAS OPOSIÇÕES” E concluiu a entrevista: “Não há mais espaço para reuniões de cúpula é preciso envolver a população e debater com ela os problemas e soluções, isto é que é ser vanguarda hoje”.

Inicio da articulação
A articulação inicial para analisar a viabilização do 1º Congresso das Oposições teria inicio nesta sexta feira, mas, com o adiamento da reunião do MDC,  só na próxima segunda feira, o professor Jaêmio Carneiro irá expor em linhas gerais ao Movimento em Defesa de Cabedelo a ideia central do projeto.
Fonte: Equipe Digital da Rede de Comunicação Cabedelo e a Verdade


Nenhum comentário:

Postar um comentário