quarta-feira, 25 de junho de 2014

PARABENS! REDE SOS MULHER DE CABEDELO...



 Cabedelo: Rede SOS Mulher comemorou 3 anos de existência com almoço para as comadres, decisão de ampliação do Colegiado, realização de Seminário e de institucionalizar-se
Foi um festival gastronômico do mar, a festa de aniversário da Rede SOS Mulher, que contou com a participação de 12 das 15 comadres que compõe a articulação do movimento, além da representante das Mulheres do Movimento Popular Socialista, e da ex candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Isabel que representou o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, e que participou da reunião que teve como foco a participação da mulher nos movimentos sociais e a importância da institucionalização do movimento. Na oportunidade foi registrada a necessidade da ampliação do colegiado, que foi confirmada posteriormente, por reunião da estância de deliberação, elevando o Colegiado de cinco para seis membros, ou seja, comadres, ganhando como a mais nova dirigente, a estudante de jornalismo Geísa Calad. Assim com também foi ratificada a realização do Seminário e Workshop SOS Mulher para setembro deste ano, quando tornarão o movimento em instituição não governamental. A informação foi prestada por Darloza Braga, presidente da ADESPB – Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, e uma das coordenadoras do movimento. Ainda segundo ela, uma nova reunião deverá acontecer para definir a forma mais democrática para a criação da referida ONG.
Rede vai torna-se ONG
Após três anos de resistência a institucionalização, debate que sempre resultou na decisão de permanecerem como movimento dirigido por reuniões gerais e posteriormente por um colegiado, já que, a maioria das comadres faz parte da direção de diversas ONGs, o colegiado da Rede Mulher após reunião com a Rede de ONGs na véspera do São João, resolveu a institucionalizar, ou seja, tornar o movimento de pessoas físicas em uma só pessoa jurídica, e assim, encerrar um velho ciclo e iniciar um novo, mais, para isto pretende realizar o Seminário e Workshop SOS Mulher, que estava previsto para o fim do mês que passou, mas, a reforma da Assembléia Legislativa, não foi concluída a tempo. Segundo uma das coordenadoras do movimento Nívea Maria representante da REDE em Lucena.
Seminário e Workshop SOS Mulher
Projeto que foi interrompido em razão da reforma da Assembléia Legislativa, onde estava prevista sua realização, segundo Lurdes Santos representante da articulação no Município de Santa Rita, mas, que voltará à pauta, já na forma de encaminhamentos. Afirma Lurdinha: “porém, só será possível realizá-lo em setembro, quando teremos tempo de rearticular o Seminário e Workshop SOS Mulher, e ainda destacou que, o regimento interno do evento, ainda está em construção, no entanto, podemos afirmar que serão oferecidos 100 (cem) inscrições para delegados e vinte para convidados, e serão priorizadas, mas, não exclusivas, as comadres da Região Metropolitana de João Pessoa.

Lideranças de movimentos jovens, presentes ao aniversário da Rede Mulher se reunirão para construção do 3º Encontro da Juventude de Cabedelo que acontecerá em agosto
Mesmo na forma de reunião informal, quatro dos cinco movimentos convidados (Juventude Cristã, Jovens de Cabedelo, Juventude Presente, Jovens da Arte e Cultuar de Cabedelo, e com ausência justificada, a Juventude do MPS) para participarem do almoço de comemoração pela passagem o do terceiro aniversário da Rede SOS Mulher decidiram realizar no inicio de Julho, uma reunião oficial para debaterem a unificação de ações de interesses comuns, alguns Projetos de Lei elaborados pelo Núcleo Jurídico e Legislativo da Rede de ONGs SOS Cabedelo, e a realização do 3º Encontro da Juventude do Município de Cabedelo.
Segundo o porta voz da Rede de ONGs SOS Cabedelo do qual faz parte os cinco movimentos, o professor Jaêmio Carneiro, o 2º Encontro, ou seja, a terceira Conferencia Municipal da Juventude foi realizada pela REDE, e teve inclusive, eleito delegado do Município eleito na conferencia estadual para a conferência nacional que foi realizada em Brasília. Segundo Carneiro, estiveram presentes os seguintes representantes: Betinho Mirada (Juventude Cristã), Jonhata Ranniere (Jovens de Cabedelo), Fabio Souza (Fabinho) (Jovens da Arte e Cultuar de Cabedelo), e Cássio Ferreira (Juventude Presente). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário