terça-feira, 13 de agosto de 2019

CABEDELO EM DADOS


CABEDELO EM DADOS


Pesquisa IPOP/Cabedelo entrevistou 238 pessoas para ampliação do banco de dados
do CIMOS, e o tema principal foi corrupção
Mesmo com fortes chuvas O Instituto de Pesquisa de Opinião-IPOP concluiu sua coleta de dados ouvindo 0,53% da população eleitoral do Município de Cabedelo em 19 localidades nos dias 31/07 e 01/08 o questionário aplicado continha 16 questões objetivas e duas subjetivas e gerou polemica por não disponibilizar para o entrevistado o nome do atual prefeito como candidato a reeleição.
         O tempo não ajudou, mas, O IPOP cumpriu sua parte e a pesquisa já está disponível e servirá não só para a ampliação do banco de dados do CIMOS, como também,  para subsidiar a elaboração da Analise de Conjuntará local, que será apresentada na reunião de articulação para a realização da 2ª Marcha a Justiça, que acontecerá no próximo sábado (10/08), oportunidade que será debatido, e ou, apresentado uma minuta da ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade para resgatar a redação do anterior do inciso I do art. 69, da Lei Orgânica nº 001/2019, alterada para blindar o atual prefeito, Vitor Hugo contra a Operação Xeque Mate.  

Pesquisa
Foram 250 questionários aplicados nos dias 31/07 e 01/08 em 19 localidades, ou seja, 0,53% do leitorado cabedelense, que soma cerca de 47.000 (quarenta e sete mil) eleitores.

Questionário
O questionário aplicado era predominante sistemático e padronizados limitavam-se praticamente a questões e respostas pré-estabelecidas objetivas, exceto, em duas questões que foram subjetivas/espontâneas, sendo o questionário apresentados a todas as pessoas exatamente com os mesmos conteúdos e na mesma ordem.

Coleta
 Foi efetivada com base na estratificação por local da moradia levando em consideração as principais comunidades do município (bairros, comunidades e vilas), bem como, as suas principais ruas com visitas, porta a porta e cotas próximas da real distribuição geográfica da população eleitoral. 


Conteúdos 
Temas nacionais ligados a Laja a Jato, a exemplo das denuncias sobre Moro e a prisão Lula, e a administração do atual Presidente da Republica foram abordados.
Já a nível local a Xeque Mate com o envolvimento do atual prefeito, a Emenda da corrupção aprovada pela Câmara Municipal, a administração do Executivo e a avaliação dos membros do Legislativo também fizeram parte do conteúdo do questionário
No que se refere às eleições municipais vindouras, a questão objetiva (induzida) apresentou (dez) 10 alternativas, entre elas, nomes que poderão ter o apoio do atual prefeito, já que por solicitação do CIMOS, o IPOP não apresentou  seu nome entre as opções
A influencia de possíveis apoios políticos expressivos a candidatura, também foi abordado sugerindo situação com apoio de Lula, Bolsonaro, Ricardo Coutinho e Vitor Hugo.
A Rede de ONGs recebera a pesquisa este fim de semana e deverá analisar em reunião interna da comissão neste terça feira na sede do Centro de Inteligência dos Movimentos Socais – CIMOS.
  Fonte: Assessoria de Comunicação da Rede de ONGs SOS Cabedelo
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário