quarta-feira, 26 de junho de 2019

ELEIÇÃO EM CABEDELO:


ELEIÇÃO EM CABEDELO:
                             Matéria republicada em 22/06/2019
REDE de ONGs: “Uma vitória do povo! Esperamos agora. Um governo para o povo”
                   De fato foi esmagadora a vitória da chapa Vitor e Agnaldo com 73,07 % dos votos validos, ou seja, 23.169 votos, em eleição atípica, e que muitos não acreditavam na sua representatividade, em razão dá não existência de eleições para vereador. No entanto, ela surpreendeu, já que, dos 46.448 mil eleitores aptos a votarem 34.597 (74,49%) foram às urnas, e com uma certeza, a imensa maioria dos votos são de moradores de Cabedelo. Uma Vitória do povo cabedelense. Cita nota da REDE distribuída pelo o porta voz, professor Jaêmio Carneiro, nesta manhã de quarta feira (20/03/19).

Maioria histórica
                   Foi uma maioria de 16.970 sufrágios para o segundo colocado que foi Eneide Regis que obteve apenas 6.199 votos (19,55%), seguida de Marcos Patrício, que desta vez, mesmo com uma performance politica, bem superior e novas adesões, sentiu falta dos movimentos sociais e obteve 1.461 votos (4,61%), ou seja, 03 (três) votos a menos que as eleições de 2016.
 

A decepção da eleição
                   Porém a grande decepção foi em dúvida o desempenho eleitoral do vereador José Eudes, que teve 878 votos (2,77%), ou melhor, sua chapa, já que, teve como vice o jornalista Paulo Nogueira candidato nas eleições passadas a prefeito, quando obteve 382 votos, ou seja, 1,16%. Já o Eudes foi eleito vereador em 2016 com 594 graças a uma aliança de última hora com o PSB, que por esta razão deixou de eleger Betinho Miranda. Ora, se seguirmos esse raciocínio aritmético e somarmos ao momento histórico, ou seja, a eleição majoritária é bem diferente da proporcional que é bastante pulverizada podemos afirma que ambos encolheram suas votações e como estratégia para futuras candidaturas ao legislativo pouco irá servir exceto, pela divulgação dos seus nomes e das suas medíocres votações obtidas neste pleito. 
                  
Um casamento mais que perfeito
                   A nota da REDE refere-se a chapa vencedora, como um casamento mais que perfeito, não só, no plano eleitoral, pois, ao contrário do que setores falavam Agnaldo, mesmo sem dinheiro, somou na periferia e nos movimentos sociais tornando, ainda mais fácil a vitória. Mas, também, no que se refere ao projeto de desenvolvimento para o Município de Cabedelo, referindo-se a aliança entre o PSB, partido, do vice e dos que fazem Governo Estadual e do PRB de Vitor Hugo.
                  
Pegar um atalho e não continuar construindo a ponte                                  Outro destaque da nota da Rede de ONG’s divulgada hoje no grupo da REDE foi de que a sua decisão foi acertada, no que se refere, a optar por “pegar um atalho e não continuar construindo a ponte”. E explica: “Não que o candidato, Marcus Patrício não merecesse o apoio da REDE, que inclusive votou nele nas eleições passadas, mas, o momento histórico era outro, desta vez, existiam alguns fatos novos”, a exemplo da candidatura de Agnaldo Silva, do envolvimento constatado de grande parte dos políticos locais com a corrupção de toda a natureza e dezenas de obras do Governo Municipal e do Governo Estadual, espalhadas pelo Município, principalmente na periferia, situação que há muitos e muitos anos não se via.
                  
A Participação Organizada dos Movimentos Sociais
                   Também criamos um fato novo com a criação do Centro de Inteligência dos Movimentos Sociais - CIMOS, que, na oportunidade eleitoral criou o Movimento: “Periferia Tem Voz e Voto”, que de fato fez a diferença nos bairros periféricos, onde foi reduto dos Regis durante anos. Ressalta a nota, que ainda cita a politica assistencialista dos Regis nas comunidades.

Um governo para o povo
                   Por fim, a nota ressalta a vitória histórica, como uma demonstração de que “Forte é o Povo”, mesmo que nem sempre tenha escolhido o melhor, mas, sempre teve o maior proposito trazer o governo para servir ao povo, o verdadeiro mandatário do Poder em uma Democracia. Portanto. Foi uma vitória do povo! Esperamos agora. “Um governo para o povo”. Finaliza a nota.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Rede de ONGs SOS Cabedelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário