sábado, 26 de março de 2016

CAMBOA: Arretado vai ter malhação do Judas em Camboinha até testamento vai ter


QUEM SERÁ O JUDAS ?
A Associação Artística Cultural e de Comunicação Camboa, recém-fundada, dando prosseguimento ao Projeto se “Expressa: Camboa!”, iniciado durante o carnaval de 2016 com o resgate do Bloco Maruim de Camboinha fará hoje (Sábado de Aleluia) as 12h00 o tradicional evento cultural conhecido como a Malhação de Judas, na rua que dá acesso a 4ª Cia da Policia Militar, em frente do Bar do Paulão. No entanto até a hora em que foi fechada a redação do BCV não tinha terminado a votação que tinha os seguintes candidatos: Aécio, Cunha, Leto e Lula.
  Segundo o professor, Jaêmio Carneiro, a Malhação do Judas é um costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização europeia, a malhação, e ou, queimação do Judas.
       Segundo Carneiro, que cita diversos pesquisadores, segundo a tradição, o Judas representa o personagem bíblico, Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo com um beijo por 30 moedas. Consumada a traição, arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.
A brincadeira seria uma maneira dos católicos se vingarem da traição do Judas. Antes do boneco morrer, é lido seu testamento é xingado, espancado e enforcado como o traidor. E para algumas localidades, após o enforcamento, ele é queimado e sua cinza espalhada para que nunca mais retorne.
O Professor explicou ainda que existem alguns pesquisadores que afirmam que a tradição “brincadeira” seria um resíduo folclórico transfigurado das perseguições aos judeus que se desencadeou na Idade Média, na época da Inquisição.
       Por fim o professor Carneiro, ainda citou outros pesquisadores que a queima do Judas seria uma personalização das forças do mal, vestígio de cultos para obter bom resultados, no início e no fim das colheitas, realizados em várias partes do mundo. Há ainda alguns historiadores que afirmam ser o costume remanescente da festa pagã dos romanos.
      A Malhação do Judas, o 2º evento, dos quatro planejados para 2016 pela Associação Artistica Cultural e de Comunicação Camboa, está prevista para as 12h00 na rua dá acesso a 4ª Cia da Policia Militar e ao IFPB, em frente do Bar do Paulão em Camboinha.
              Fonte: Equipe Digital do BCV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário